Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 559

DIA 15 - GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


Eletricitários em greve a partir do dia 15
Os trabalhadores das empresas do Grupo Eletrobras, em assembleias que ocorreram dias 08 e 09/07, aprovaram a greve por tempo indeterminado que acontecerá a partir do dia 15/07. Na última rodada de negociação entre os representantes das empresas e do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), realizada dia 04/07 em Brasília, a Holding apresentou sua proposta final para o ACT 2013/2014, e deixou clara sua intenção de rebaixar direitos e conquistas dos trabalhadores.

Além de não contemplar as reivindicações da pauta, conceder somente o reajuste pelo IPCA (6,49%), sem ganho real e um abono reduzido em comparação ao ano anterior (3 cartelas de vale-alimentação), os termos da proposta apresentada ao CNE estabelecem o compromisso de negociar na vigência do ACT, o congelamento do anuênio para os atuais empregados e ainda discutir quais os direitos e benefícios que valerão para os futuros empregados. Como se não bastasse a afronta aos direitos conquistados ao longo de anos de luta, os trabalhadores ainda foram ameaçados pela retirada da proposta pela empresa caso a mesma não fosse aprovada pelas assembleias.

Os eletricitários, em nível nacional, rechaçaram a proposta da diretoria da Eletrobras e a greve foi aprovada pela imensa maioria dos trabalhadores que também referendaram nas assembleias a contraproposta apresentada em mesa de negociação pelo CNE, que consiste na renovação do ACT atual, continuidade da discussão de cláusulas sociais, ganho real de 3%, a ampliação do abono salarial proposto pela empresa e a retirada de qualquer compromisso de redução de benefícios, seja para os empregados atuais ou para futuros empregados.

A contraproposta apresentada guarda coerência com o histórico dos acordos coletivos firmados no passado recente, e mantém por parte da representação dos trabalhadores a disposição para um acordo coletivo com base na valorização dos empregados, no respeito às conquistas e nos princípios de igualdade de direitos.

Motivados pela histórica disposição de luta e embalados pelo espírito democrático das ruas em tempos de manifestações do conjunto da sociedade, os eletricitários estão mobilizados e mais uma vez deverão fazer história. Foi assim no passado, é assim no presente e deverá ser assim no futuro se os trabalhadores quiserem preservar seus direitos e obterem novas conquistas. Os sindicatos que compõem a Intersul e também o CNE convocam os eletricitários para participar da grande mobilização dos trabalhadores promovida pelas centrais sindicais e movimentos sociais no dia de hoje (11/07) em todo o Brasil, e a partir do dia 15/07, da greve por tempo indeterminado, pois é na luta coletiva que poderemos avançar.

"Os eletricitários, em nível nacional, rechaçaram a proposta da diretoria da Eletrobras e a greve foi aprovada pela imensa maioria dos trabalhadores que também referendaram nas assembleias a contraproposta apresentada em mesa de negociação pelo CNE"

Veja na INTEGRA a Proposta Final da Eletrobras visando o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.

Link => http://www.intersul.org.br/admin/restrito/arquivos/file.php?file=FAX-DA-0808-2013.pdf

Segue o Link da Correspondência enviada à empresa, informando da GREVE por Tempo Indeterminado a partir do dia 15/07/2013.

http://www.intersul.org.br/admin/restrito/arquivos/file.php?file=CE%20042%20E%20-%20Paralisa%E7%E3o%20das%20Atividades%20dia%2015%20de%20Julho%20de%202013.pdf

Segue o Link da Correspondência enviada à Eletrobras pela FNU - CNE, informando da GREVE por Tempo Indeterminado a partir do dia 15/07/2013.

http://www.intersul.org.br/admin/restrito/arquivos/file.php?file=Oficio%20FNU%20CUT%20052%202013.pdf

“É A NOSSA ENERGIA QUE ILUMINA O BRASIL”


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal