Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 551

TRABALHADORES NAS RUAS , PRAÇAS, FÁBRICAS, LOCAIS


TRABALHADORES NAS RUAS , PRAÇAS, FÁBRICAS, LOCAIS DE TRABALHO ...

Não é de hoje que o movimento sindical classista, autônomo e combativo vem defendendo os interesses dos trabalhadores. Não é de hoje que esse mesmo movimento se ocupa com questões mais amplas e estratégicas para o país, elaborando e promovendo ações que visam beneficiar toda a sociedade brasileira. Em vários momentos importantes na história do Brasil, o sindicalismo realmente comprometido com transformações sociais - para além de uma campanha de data-base e de questões corporativas de uma determinada categoria, esteve presente nas ruas, nas praças, nas fábricas, nos locais de trabalho...

Foi assim na época da ditadura militar, ainda que agindo de forma clandestina, foi assim nas diretas já, foi assim no impeachment de Collor, foi assim na luta contra a privatização, na exigência de serviços públicos mais acessíveis e com maior qualidade; é assim no combate permanente à corrupção, a sangria do dinheiro público para atender interesses privados; é assim no dia-a-dia cobrando dos dirigentes das estatais o atendimento do interesse da população, ao invés da ganância de acionistas de plantão, de especuladores; é assim na vigília e luta vigorosa em contraposição a visão neoliberal, àqueles que apregoam e defendem o “Estado Mínimo”, mas quando em crise quer o “Estado Máximo” para manter suas benesses, seus exorbitantes lucros em detrimento de uma vida melhor para todos.

Esse difícil fazer sindical com perfil classista, autônomo e combativo, juntamente com os demais movimentos sociais da cidade e do campo sempre motivou os trabalhadores a lutarem por melhores salários e condições de trabalho. Sempre buscou “conscientizar” os trabalhadores de que embora isto seja muito importante, não seria e não é o suficiente. A luta para suplantar o atual sistema econômico, que exclui a maioria do povo de uma vida digna, exige consciência de classe e envolvimento dos trabalhadores em geral nas questões mais amplo, que realmente podem pôr em cheque o atual modo de vida pautado pelo valor das coisas e não pelo valor dos seres humanos.

É por isso que os sindicatos que compõem a INTERSUL e a INTERCEL convocam os eletricitários para participar das mobilizações de hoje, 11/07, promovidas pelas Centrais Sindicais e movimentos sociais do país. Estas exigem dos governantes (municipal, estadual, federal) do parlamento (municipal, estadual e federal), de outras instâncias de poder o compromisso ético com a vida, contra a apropriação do dinheiro público por poucos. Contra a corrupção, a especulação, a má gestão da coisa pública, contra a manipulação da grande mídia que está a serviço do interesse privado. Contra a precarização do trabalho e a exploração do trabalhador, contra a evasão de dinheiro do país em forma de pagamento de dividendos a “anônimos acionistas”, protegidos pela mão invisível do capital. Contra a sangria dos recursos públicos por uma dívida interna de entes privados e que precisa ser auditada.

Enfim, os que realmente produzem a riqueza neste país devem ir mais uma vez para as ruas na perspectiva de refletir, de dialogar com toda sociedade que sente as garras de um sistema excludente, aniquilador de sonhos e arrefecedor de esperança. Sistema este retroalimentado por governos neoliberais e subservientes, que se lixam para o povo. Mas os que lutaram e já se foram deixaram um grande legado e lição: Sem solidariedade, consciência de classe e ação permanente em defesa de uma vida digna para todos não há saída para a classe trabalhadora no mundo.

“A INTERSUL e a INTERCEL convocam os eletricitários para participar as mobilizações de hoje, 11/07, promovidas pelas Centrais Sindicais e os movimentos sociais do país”. Estas exigem dos governantes (municipal, estadual, federal) do parlamento (municipal, estadual e federal), de outras instâncias de poder o compromisso ético com a vida, contra a apropriação do dinheiro público por poucos.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal