Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 647

Data Base Tractebel - Auxílio Creche na Tractebel


Data Base Tractebel
Auxílio Creche na Tractebel

Há anos os trabalhadores(as) da Tractebel reivindicam que o auxílio creche seja estendido a todos que trabalham na empresa e que tenham filhos até 6 anos. Por isso causou surpresa mais uma vez o auxílio ser mencionado na Revista Exame como destaque na política de benefícios da empresa. Os sindicatos da Intersul nunca duvidaram que o benefício fosse ótimo, no entanto, seu alcance é limitado a menos de 20 pessoas, deixando de fora cerca de 200 empregados pelo simples fato de serem homens. Temos insistido nas reuniões com a empresa que o auxílio deve estar vinculado a criança e não ao sexo do empregado, pois se trata de oportunizar a todos os filhos uma mesmo condição de benefício, situação já reconhecida em inúmeros acordos coletivos como os da Eletrosul e da Celesc.

Quase sempre os argumentos da empresa para justificar a limitação do auxílio é a proteção da mulher. Temos insistido que nos dias atuais, a responsabilidade pelos cuidados dos filhos é muito mais compartilhada, até pelo fato de que grande parte das mulheres compõe o mercado de trabalho, situação bem distinta daquela quando o benefício foi criado. Assim, nada mais justo que o olhar do benefício passe a ser a criança.

Não há dúvida entre os dirigentes da Intersul de que a categoria compartilha desse pensamento. Vale mencionar que na última pesquisa, o auxílio creche foi o item mais lembrado como aquele que deveria ser conquistado na negociação, com cerca de 80 citações. Na mesma linha também foi bastante citado a criação do auxílio estudante para dependentes. Em razão disso, na última rodada de negociação a Intersul sugeriu unificar em um benefício esses dois itens (creche e estudante) criando um benefício que serviriam tanto como auxílio creche quanto estudantil aos dependentes. Assim, além de todos os trabalhadores (as) com dependentes passarem a receber o auxílio, as empregadas mães não perderiam o auxílio creche quando a criança alcançasse a idade escolar.

Os dirigentes da Intersul avaliam que a empresa deva começar a escutar mais as reivindicações dos trabalhadores(as) transformando em realidade a todos aquilo que só existe na Revista Exame.

Veja no link abaixo a Pauta aprovada pelos Trabalhadores e entregue à Tractebel:

http://www.intersul.org.br/admin/restrito/arquivos/file.php?file=Pauta_Tractebel_2012-13_-_Entregue.doc


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal