Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 519

CATEGORIA CONTINUA MOBILIZADA EM TODO PAÍS


CATEGORIA CONTINUA MOBILIZADA EM TODO PAÍS

A greve por tempo indeterminado realizada pelos (as) trabalhadores (as) do Sistema Eletrobras, que se iniciou dia 16 de julho, forçou a direção do Sistema Eletrobras a reabrir as negociações com a categoria, com a realização da 5ª rodada de negociação ontem, dia 25 de julho, no Rio de Janeiro.

A mobilização e a unidade da categoria em todo país foi preponderante para essa retomada das discussões. Com o prolongamento da greve, o assunto subiu de esfera e a própria presidenta Dilma tem participado e chamado para ela a resolução da greve e das negociações.

A articulação política junto à secretaria geral da presidência da república também contribuiu para a reabertura das negociações, pois as instâncias governamentais puderam conhecer as reivindicações dos eletricitários, compreender a gravidade do momento, e as razões desta luta por um acordo justo e digno. A representação dos trabalhadores, na ocasião, reafirmou a importância dos serviços prestados pelos eletricitários. A energia é um bem essencial e primordial para a vida dos brasileiros (as) e para o crescimento e desenvolvimento do país. Assim sendo, estes trabalhadores não podem ser tratados de forma diferenciada de outras categorias vinculadas ao Ministério de Minas e Energia.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários e os sindicatos acertaram quando encaminharam a greve por tempo indeterminado, criando um fato novo que tirou a direção do Sistema Eletrobras do jogo de empurra. Ficou claro que a categoria estava preparada para fazer uma campanha diferente das realizadas nos últimos anos, inclusive com unidade entre Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), que colocaram suas divergências de lado para lutar por um acordo digno. Esta conjuntura proporcionou lembrar a sociedade a tradição de luta dos eletricitários, com um movimento unificado, após cerca de 22 anos sem uma greve por tempo indeterminado. Os gestores da Eletrobrás devem refletir sobre esta greve, pois uma grande empresa se faz com a valorização dos (as) trabalhadores (as), mas também com gestores fortes, competentes, ousados e sérios.

A categoria eletricitária aguardou mobilizada e em greve o resultado desta 5ª rodada de negociação com a Holding, com a esperança de que as discussões tenham acontecido em um novo patamar, respeitando as reivindicações dos trabalhadores. Até o fechamento desta edição não havia terminado a reunião com a Eletrobras. Desta forma, o CNE convoca cada companheiro e companheira a continuar firme na luta em todo país e aguardar os desdobramentos dessa negociação, porém, mantendo a mobilização mais forte do que nunca.

Participe das assembleias de avaliação e deliberação neste dia 26, quinta-feira. Essa luta é de todos nós!

A ENERGIA DO BRASIL ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!
CONTINUEMOS NA LUTA EM PROL DE UM ACT DIGNO!


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal