Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 517

AGRADECIMENTO


AGRADECIMENTO

Os sindicatos que compõem a Intersul agradecem a todos trabalhadores/as da Eletrosul que contribuíram com o desconto de 0,5% da PLR 2011. Se pensarmos um pouquinho, observaremos que de cada R$ 1.000,00 (hum mil reais) se descontou apenas R$ 5,00 (cinco reais). O que parece pouco para cada um, cada uma, é substancial para todos e todas.

O montante arrecadado serve justamente para dar continuidade à luta em defesa dos próprios trabalhadores/as. Só para citar alguns exemplos: a negociação da PLR, que geralmente é feita em separado da negociação da pauta nacional e requer recursos específicos; a plenária de data-base (que envolve inclusive os familiares), onde é definida a pauta de reivindicações específica de todos empregados da Eletrosul; o planejamento da campanha de data-base nacional, onde foi aprovada a pauta de reivindicações nacional que envolve todos trabalhadores do grupo Eletrobras; a pesquisa da campanha nacional e a publicação do resultado da mesma, e a negociação das pautas específica e nacional.

Todos os custos dessas atividades e de outras ações similares, que envolve viagens, deslocamentos, hospedagens, refeições dos participantes são bancados uma parte pelos sindicatos (através das mensalidades dos associados/as) e outra parte pelo Fundo da Intersul e, especialmente, da contribuição extra da PLR.

Enfim, se tudo isto e muito mais não fosse feito as coisas não aconteceriam, as coisas não mudariam por si só. Para se fazer a luta em benefício de todos/as, é preciso suplantar o individualismo que é estimulado pelo modelo de sociedade em que vivemos. É preciso ir além de si mesmo e se juntar aos demais com a clara convicção de que juntos somos melhores, juntos poderemos ir mais longe. Porque afinal, estamos em plena campanha de data-base e, como sempre, todos se apropriarão do resultado dela!

Poema ? POR QUE LUTAR?

Há que se acalentar o desejo
de fazer a luta

O gesto coletivo e solidário
é de difícil exercício,
num mundo permeado
pelo individualismo
e selvagem competição

Há que se ver em ti e no outro
o compromisso ético com a vida,
em tempos onde quase tudo
se transforma em mercadoria Viver com dignidade
pressupõe transpor os limites do eu,
quando age com mesquinhez,
quando quer levar vantagem em tudo
e nas relações pautadas
por interesses egoístas

Quem luta não há que se envergonhar
com as possíveis derrotas,
mais do que aqueles que apenas
se apropriam das conquistas alheias,
consegue usufruir na plenitude
a essência da vitória!


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal