Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: FNU - INTERSUL - Visualizações: 510

PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES DO ACT 2012/2013


PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÕES DO ACT 2012/2013 ?SEM NOVIDADES?

A primeira reunião para negociação do ACT2012/13, como já era esperado, não trouxe novidades. A reunião com a Eletrobras aconteceu em Brasília ? DF, no dia 24 de maio e contou com a presença da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e dos sindicatos que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). As discussões relativas à pauta de reivindicações não foram aprofundadas, segundo a representação das empresas, porque nem todas as cláusulas foram suficientemente analisadas pela Eletrobras, havendo um contingente significativo de cláusulas que necessitam ainda de uma discussão mais aprofundada pelas diretorias das empresas do grupo. A intenção da Eletrobras é apresentar uma proposta melhor elaborada a partir da segunda rodada de negociação. Ficou então pré-definido pelas partes um calendário, indicando as datas de 13 de junho, 28 de junho e 18 de julho para as próximas reuniões de negociação.

Na sequencia o CNE propôs então a prorrogação sem definição de um prazo final para esta data base que se encerrou em maio. A proposta teve por objetivo dar segurança jurídica e trazer tranquilidade ao processo de negociação. A posição da Holding foi de rejeitar o prazo indefinido e apresentar um termo de prorrogação da data base com uma definição de prazo na próxima reunião de negociação. O representante da Eletrobras também questionou o CNE quanto à falta de assinatura do acordo nacional vigente, que até então não havia sido efetivada pela FNU. Em resposta o CNE manifestou a disposição de assinatura do acordo que foi então realizada ao final da reunião, no entanto as pendências que protelaram a assinatura serão objeto de discussão com a Eletrobras em reunião a ser agendada para esta finalidade.

A empresa solicitou esclarecimentos sobre algumas questões pontuais da pauta de revindicações que foram prontamente prestados. Uma das cláusulas que foram objeto de maiores reflexões na reunião foi à cláusula que trata da mudança do período de data base. A revindicação expressa na pauta é de que o mês da data base dos eletricitários seja setembro de cada ano. A proposta foi compreendida pela Eletrobras, no entanto, sem que se tenha uma sinalização clara de qual será o desfecho desta revindicação.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal