Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 538

SINDICALISTAS DISCUTEM EM BRASILIA MODELO ENERGÉTI


SINDICALISTAS DISCUTEM EM BRASILIA MODELO ENERGÉTICO BRASILEIRO

Na raia da disputa de interesses econômicos, do debate político em torno da renovação ou não das concessões, está mais do que na hora de se pensar, elaborar e aplicar uma nova política energética para o Brasil que atenda de fato aos interesses do país e da sociedade. Tão inaceitável quanto o povo brasileiro pagar uma das tarifas de energia elétrica mais cara do mundo, é o fato de alguns grandes grupos econômicos se apropriarem da energia com tarifas subsidiadas. Essa situação é deplorável, e o governo federal não pode continuar alimentando os vampiros do capital que exigem lucro fácil, rápido e farto às custas do sacrifício de muitos. Entre estes, justamente os trabalhadores que produzem a riqueza para as empresas e para o país.

Dias 19 e 20/04, em Brasília, dirigentes sindicais, juntamente com outros setores da sociedade civil organizada, através da Plataforma Operária e Camponesa para Energia, estarão no auditório do Palácio do Planalto participando do "Seminário Nacional sobre o modelo energético: Atualidade e perspectivas". Além da representação dos trabalhadores da área de energia (eletricitários e petroleiros), integram o encontro representantes do Movimento de Atingidos por Barragens, especialistas de academia, representantes e técnicos do governo num total de cerca de 170 participantes em nível nacional.

Além de abordar a política macro-energética, o seminário tratará de temas relacionados ao cotidiano dos trabalhadores, tal como a grande incidência de mortes e acidentes nesse setor, relacionados em grande medida ao processo de terceirização. Na opinião das entidades que compõem a Intersul, este fato está diretamente ligado a nova lógica de administração nas empresas estatais que, em nome da "competitividade" de mercado, tem permitido a queda na qualidade dos serviços em prejuízo dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

Da mesa de debates participarão representantes dos trabalhadores do campo e da cidade, entre eles Franklin Gonçalves (Federação Nacional dos Urbanitários), Joceli Andrioli (Movimento dos Atingidos por Barragens), João Moraes (Federação Nacional dos Petroleiros) e da parte do governo federal participarão o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e o Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, articulador do seminário em nome da presidenta Dilma Rousseff.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal