Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: FNU - INTERSUL - Visualizações: 579

Aposentadoria Especial - FNU e entidades negociam


Aposentadoria Especial:

FNU e entidades retomam negociações
com o Ministério da Previdência
Foi realizada no dia 03 de abril, em Brasília, reunião entre os representantes do movimento sindical e o Ministério da Previdência Social para discutir a retomada da aposentadoria especial para os trabalhadores urbanitários. Estiveram presentes ao encontro a FNU sendo representada pelo Secretário de Previdência, Jeová Pereira, o Sindeletro-CE, o Sindieletro-MG, Sinergia-SP e os eletricitários de SP.
O objetivo maior desse encontro com o Diretor do Departamento de Política de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Cid Pimentel, foi reabrir as negociações que estavam paralisadas há alguns meses, apesar da insistência da FNU em retomar essa discussão para sua aprovação o mais rápido possível.
A reunião foi positiva na medida em que pudemos apresentar nossas argumentações sobre a importância da retomada da aposentadoria especial, assim como, a possibilidade de apresentar nossos dados técnicos, fruto de uma ampla pesquisa encomendada pelas entidades sindicais ao Professor Nestor Mendez, que comprovou a agressividade da radiação não ionizante para os trabalhadores que ficam expostos a ela em suas atividades. Além disso, Cid Pimentel se comprometeu a realizar uma nova reunião em até 30 dias, pois segundo ele esse período será utilizado para buscar mais informações sobre o tema e conversar com o Governo, antes de apresentar qualquer proposta.
A FNU e as demais entidades estão atentas a esse prazo, caso não haja o cumprimento ou não se avance mais sobre a retomada da aposentadoria especial, vamos estudar outras alternativas possíveis, até porque não podemos mais esperar tanto tempo por um direito que é nosso e que nos foi tirado por um governo neoliberal.
Acreditamos que este momento já passou e foi derrotado nas urnas pelo projeto político de caráter popular e democrático, que tem por obrigação mudar essa legislação que fere um direito do trabalhador. Estamos atentos.
O representante da Intersul na comissão, Cesar Vargas, apesar de convocado não participou da reunião.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal