Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 557

Correspondencia Intersul-020/2012 - Plano de Saúde


Intersul-020/2012

Florianópolis, 12 de março de 2012.

Ilmo. Sr.
Eurides Luiz Mescolotto
Diretor Presidente da Eletrosul Centrais Elétricas S/A
Florianópolis - SC

Ref.: Plano de Saúde Eletrosul

Prezado Senhor:

O Plano de Saúde Eletrosul é um dos benefícios mais antigos que os trabalhadores possuem, já que existe desde o tempo da antiga empresa Sotelca. No decorrer dos anos, através da reivindicação dos trabalhadores e da ação efetiva dos sindicatos que compõem a Intersul, o benefício foi obtendo alterações de melhorias nos sucessivos Acordos Coletivos até chegar ao estágio que ainda se encontra hoje: item de maior satisfação dos empregados e a principal ferramenta de retenção do quadro de pessoal (conforme resultado de pesquisa elaborada pela Eletrosul).

Durante todo esse tempo a única vez que alguns profissionais interromperam o atendimento ao plano foi por ocasião da privatização, período em que havia uma orientação política do então governo federal e que, propositalmente, a direção da Eletrosul, na época, seguindo essa lógica, passou a não efetuar o pagamento das faturas aos profissionais credenciados.

Diferente daquele momento político, mas por outras razões que precisam ser melhor esclarecidas, hoje os empregados da empresa estão com o atendimento de suas necessidades de saúde e de seus familiares suspenso. As várias negociações entre a Associação que representa os planos de saúde e a associação que representa os profissionais da saúde não tem obtido êxito, o que agrava ainda mais a situação e deixa os trabalhadores e seus familiares muito apreensivos.

A Eletrosul deve garantir o atendimento de todos os seus beneficiários independentemente das discussões relativas às resoluções e negociações que a UNIDAS e COSEMESC venham a ter. Ações contrárias a essa responsabilização caracterizam um enfraquecimento do Plano de Saúde Eletrosul. Afinal, a quem interessa que o Plano seja enfraquecido?

Os sindicatos que compõem a Intersul reiteradamente têm explicitado que os empregados da Eletrosul não podem ser penalizados por conta desta demora e têm solicitado da direção da empresa uma atuação consequente visando restabelecer imediatamente o atendimento e garantir a manutenção da rede credenciada que está correndo sérios riscos. Há que se destacar que esse impasse já dura há 2 (dois) meses.


O cumprimento do Plano de saúde, na íntegra, é de responsabilidade da Eletrosul. Ele está garantido em acordo coletivo de trabalho e regulamentado em normas internas da empresa. Os empregados são beneficiários e tem direito ao uso pleno dele. Não interessa aos trabalhadores as justificativas apresentadas para o não atendimento, mas sim a normalização do acesso à saúde, com os mesmos custos que vinham sendo praticados.

Os sindicatos que compõem a Intersul alertam: o presidente da Eletrosul e demais diretores da empresa serão responsabilizados por danos que venham a ser causados aos empregados e às suas famílias.

Diante da necessidade de uma solução urgente e cientes da responsabilidade, espera-se que a diretoria da Eletrosul tome as providências que lhe compete.

Atenciosamente,

Rosilene Gomes Viana
Secretaria Geral da Intersul
(49) 99199538

Cc.: DA/ DE / ADA/ Coordenadores

Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal