Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 496

PASSOS CAMPANHA: POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR


PASSOS DA CAMPANHA:
POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR?
É responsabilidade dos dirigentes sindicais planejar, divulgar e estimular os demais trabalhadores a se envolverem (anualmente) nas atividades da campanha que visa obter um bom acordo coletivo. Os empregados das empresas federais de energia elétrica tem como data-base 1º de maio, mas muito antes disto os sindicatos que compõem a Intersul e as entidades participantes do Coletivo Nacional dos Eletricitários começam a agir. Uma das primeiras ações é o planejamento, onde são avaliadas as atividades da campanha do ano anterior e pensadas a do próximo ano. Uma delas e que visa envolver os trabalhadores, já no início do ano, é a pesquisa de data-base. Esse instrumento fornece dados que ajudam a nortear os passos da campanha, indica reivindicações prioritárias e dá uma noção do interesse e disposição dos empregados do grupo Eletrobras em participarem desse processo.

O próximo passo, com relação aos empregados da Eletrosul, é o debate e aprovação da pré-pauta específica de reivindicações e a indicação da nacional que ocorre em assembléias realizadas nos quatro estados de abrangência da empresa (SC, PR, RS, MS) e agora inclui-se também Rondônia. Todas as assembléias são feitas "in loco", com a participação direta dos trabalhadores, o que ajuda também a aproximar e estreitar relações entre pessoas que tem objetivos comuns. Agindo dessa forma, os sindicatos que compõem a Intersul propiciam espaços democráticos de decisão e visam comprometer os trabalhadores na busca de soluções para suas próprias necessidades.

É importante desmistificar a idéia de que fazer a luta por um bom acordo coletivo, ou outra atividade que reflete em benefícios para todos/as (filiados e não filiados) é papel somente dos dirigentes sindicais. Afinal, quando se pergunta quem é o sindicato, qual é a sua resposta? O avanço da consciência se atinge principalmente exercitando a solidaridade de classe, compreendendo que somos todos trabalhadores eletricitários, independentemente da função ou cargo que cada um ocupa na empresa.

Logo após as assembléias, a Intersul realiza a tradicional plenária. Neste momento, reúnem-se trabalhadores(as) de todas regiões da Eletrosul num único local. Esse importante espaço de encontro, debates, definições e congraçamento, além de atingir os empregados também propicia aos familiares a possibilidade de conhecer um pouco mais o que cada trabalhador(a) faz, além de suas atividades profissionais na empresa, em prol da melhoria de vida da sua família. Neste sentido, podemos afirmar que o cotidiano do empregado(a) da Eletrosul está entrelaçado nas atividades profissionais desenvolvidas na empresa e nas ações coletivas - através das entidades representativas, que visam melhorar suas condições de trabalho e de vida (pessoal e familiar).

Na referida plenária é aprovada a pauta de reivindicações específicas visando a negociação do ACT com a direção da Eletrosul e também indicada para o Coletivo Nacional dos Eletricitários uma proposta de pauta nacional, visando a negociação com o grupo Eletrobras. Após a entrega das referidas pautas às empresas dá-se início as negociações, decorrendo daí várias atividades à depender do caminhar desse processo. Aqui os trabalhadores usam todos os instrumentos que acham conveniente, para obter um bom acordo coletivo. Não se descarta, é claro, um dos que ainda tem dado resultado: paralisações, greve. Cabe as direções sindicais informar claramente o que está acontecendo, colocar os cenários possíveis, apontar as potencialidades e fragilidades de uma campanha de dimensão nacional para que os trabalhadores(as) à luz da realidade possam - juntamente com os dirigentes, definir a oportunidade do movimento e a hora de aceitar ou não o que está sendo proposto pelas empresas.

Como se vê há responsabilidades distintas no curso de uma campanha de data-base, entre os dirigentes sindicais e demais trabalhadores, mas uma delas é igual: todos têm o dever moral de participar, porque tem o direito legal de usufruir das conquistas alferidas pelo coletivo.

As assembleias para definir as pré-pautas de reivindicações já estão em curso e seguem até o dia 09/03. Informe-se com o seu sindicato (integrante da Intersul) quando esta será feita aí na sua base. A mencionada plenária que define a pauta única de todos trabalhadores(as) da Eletrosul e indica a nacional será realizada dia 17/03 (um sábado), em Curitiba, e, como sempre, pode ser levado um(a) acompanhante. Nos dias 28 a 30/03, em São Luiz/MA, ocorre o planejamento do Coletivo Nacional onde se define, entre outros encaminhamentos, a pauta nacional dos eletricitários de todo grupo Eletrobras.

Acesse a página da Intersul: www.intersul.org.br
Acesse a página da Federação: www.fnucut.org.br
Cadastre-se e receba o Boletim da Intersul diretamente no seu e-mail pessoal:
juraci@intersul.org.br ou rogerio@intersul.org.br



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal