Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 03/08/2016 16:08 - por: INTERSUL - Visualizações: 627

Diretoria Administrativa da Eletrosul Responde à Intersul


Diretoria Administrativa da Eletrosul

Responde à Intersul

Apresentamos, abaixo o Link na página da INTERSUL com a resposta da Diretoria Administrativa da Eletrosul à CE Intersul 042/16, que buscava solução para 18 itens da pauta de reivindicações específica do ACT 2016/2017.

A estratégia de buscar administrativamente foi adotada considerando a história dos últimos acordos coletivos, em que encerrada a negociação nacional consideram-se encerradas as negociações específicas. Cabe lembrar que, nos últimos anos, inobstante o esforço dos (as) trabalhadores (as) em debater e organizar suas pautas de reivindicações no âmbito nacional e apesar de inúmeras viagens e reuniões de negociação do CNE/FNU e demais Federações, a Eletrobras tem fechado os últimos acordos sem nenhum avanço nas cláusulas sociais ou trabalhistas, apenas com reajuste nos índices econômicos.

Desta forma, a Intersul apresentou, no mês de junho, as demandas trazidas pelos (as) trabalhadores (as) dos seus sindicatos e se mobilizou para avançar nessa negociação.  Com relação à questão do acompanhamento dos dependentes em consultas médicas, foi realizado ato de protesto no Hall da Sede e entrega de correspondência específica sobre o assunto.  Foram provocadas três reuniões com a Empresa para discussão desses pontos, mas resposta da DA sempre foi evasiva. Somente agora, em agosto, a empresa formalizou sua resposta.

Lamentavelmente, essa resposta, como em anos anteriores, novamente foi carregada de má vontade, falta de consideração e até de respeito com os (as) trabalhadores (as), causando enorme decepção.

Diversos itens levantados, que não acarretariam praticamente nenhum impacto sobre as atividades cotidianas da empresa, mas que fariam enorme diferença na qualidade de vida e trabalho das pessoas, foram sumariamente negados.

Algumas respostas são simplistas, como, por exemplo, a questão do acompanhamento de dependentes, onde a resposta à solicitação de liberação de pais/mães para acompanhar seus filhos em consultas rotineiras é remetida à CLT, sem nenhuma argumentação que possa demonstrar qualquer tipo de prejuízo à organização caso fosse atendida. Outras beiram o surreal, como no caso da reivindicação de estabelecimento de data e critério para reajuste do vale alimentação dos (as) empregados (as) terceirizados (as): a DA simplesmente responde que “irá manter a sistemática atual”. Perguntamos: qual sistemática? Com relação à solicitação de mudança no horário núcleo, cuja adoção contribuiria sobremaneira para diminuir o impacto negativo dos novos mecanismos de controle de frequência, além de impactar positivamente a mobilidade urbana em muitas localidades, foi negada sem nenhum tipo de negociação com os (as) trabalhadores (as).

Apresentamos, abaixo o LINK da resposta da empresa na página da INTERSUL, a íntegra da correspondência encaminhada pela Intersul e a resposta da Diretoria Administrativa da Eletrosul.  Desta forma, convidamos cada trabalhador (a) a fazer uma leitura atenta, verificando por si próprio a repetição da atitude contumaz da empresa:  dificultar qualquer tentativa de melhoria nas condições de vida e trabalho, desconsiderando qualquer argumentação trazida pelos Sindicatos representativos da categoria.

No entanto, não temos dúvida de que, quando do estabelecimento de estratégias para minimizar os prejuízos e corrigir rumos da Eletrosul, os (as) trabalhadores (as) serão chamados a contribuir. E assim o farão, cumprindo suas tarefas com a mesma dedicação que sempre demonstraram e com a certeza de que, se hoje enfrentamos uma situação difícil em termos empresariais, não é por responsabilidade dos trabalhadores (as).  E, por isso mesmo, nos decepcionamos mais uma vez.

Considerando que as reivindicações apresentadas, em sua grande maioria, não teriam impacto financeiro, num ano em que o próprio ACT foi encerrado com sacrifício dos trabalhadores em sua cláusula de reposição salarial, esperávamos da Diretoria da Eletrosul uma atitude de maior respeito e até mesmo de boa vontade, pelo menos como demonstração de reconhecimento ao valor e dedicação de seus empregados.

http://www.intersul.org.br/novo/download/baixar.php?download=3095



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal