Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 21/06/2016 15:06 - por: INTERSUL - Visualizações: 975

TRABALHADORES EM ASSEMBLEIAS REJEITAM PROPOSTA PARA ACT E PROPOEM GREVE


TRABALHADORES DA ELETROSUL EM ASSEMBLEIAS REJEITAM PROPOSTA DA ELETROBRAS PARA ACT E PROPOEM GREVE

Os sindicatos que compõem a Intersul informaram na sexta feira (17) ao Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) que os trabalhadores da Eletrosul rejeitam a proposta de acordo formalizada pela Eletrobras na última reunião de negociação do ACT2016/2017 realizada em Brasília - DF no dia 08 de junho. As assembleias rejeitaram a proposta e aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 27/06 caso a próxima reunião de negociação do ACT, no dia 22/06 não apresente avanços. Também por maioria, as assembleias das demais empresas do grupo Eletrobras rejeitaram a proposta de acordo. Na reunião prevista para o dia 22, além de uma nova proposta para o ACT os dirigentes sindicais esperam uma nova posição da Eletrobras em relação à PLR, cuja comissão paritária entre empresa e sindicatos se reúne no dia 21.

ELETROSUL RECEBE DIRIGENTES SINDICAIS DA INTERSUL

Enquanto aguardam os desdobramentos da negociação nacional, dirigentes dos sindicatos que compõem a Intersul estiveram na Sede da Eletrosul no dia 16/06/2016 onde foram recebidos pelo Diretor Administrativo e o Assessor de Relações Sindicais. A agenda com a Diretoria foi solicitada pela Intersul para tratar de diversos temas que os trabalhadores têm trazido aos sindicatos e que na avaliação da Intersul não dependem do andamento da negociação do Acordo

Coletivo de Trabalho, que se encontra travada pela Eletrobras. Em que pese a boa vontade do Diretor em prontamente receber as entidades sindicais, não se pode dizer o mesmo sobre a disposição da Eletrosul em dar solução aos temas levantadas pelos trabalhadores. Uma série de questões de interesse dos trabalhadores, que na visão da Intersul, poderiam ser facilmente resolvidas com medidas administrativas não encontram eco nos gestores da Eletrosul.

Uma lista destas questões foi elencada em correspondência entregue em mãos à Diretoria que informou que irá oficializar resposta também por correspondência, no entanto o debate na reunião antecipou algumas posições da Empresa que revelam a indisposição da gestão da Eletrosul para com alguns pleitos apresentados em nome dos trabalhadores, como por exemplo, alterações no horário núcleo, utilização dos anistiados para prestação de serviços e recomposição dos quadros nas áreas da Eletrosul, ou qualquer alteração na forma de distribuição da PLR que implique em aumento da parcela linear. Isto para citar apenas 3 dos 17 pontos que foram elencados na correspondência e que foram todos devidamente explicitados e argumentados pelos dirigentes sindicais.

A integra das correspondências serão divulgadas assim que a Eletrosul encaminhar sua resposta oficial. De antemão, a avaliação da Intersul é de que qualquer tipo de avanço, seja em âmbito nacional com a Eletrobras, seja no âmbito da Eletrosul, só será possível com a pressão dos trabalhadores unidos e com disposição para o enfrentamento.



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal