Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 06/11/2014 22:11 - por: INTERSUL - Visualizações: 722

DATA BASE 2014 - NEGOCIAÇÃO CONTINUA DIA 11


DATA BASE 2014

EMPREGADOS (AS) DA TRACTEBEL ENERGIA 

NEGOCIAÇÃO CONTINUA DIA 11

Aconteceu na última quinta-feira, 30/10, a primeira rodada de negociação do ACT 2014/15 dos(as) empregados(as) da Tractebel Energia.

Nesta rodada foram abordadas as primeiras 24 cláusulas da pauta dos(as) empregados(as), tendo sido todas argumentadas pelos dirigentes sindicais sem, contudo, ter respostas definitivas da empresa que se limitou a informar que muitas estão em estudo. 

No texto a seguir buscamos, sinteticamente, descrever o que aconteceu nesta rodada, agrupando por afinidade as cláusulas discutidas:

Compensação Coletiva: Além dos feriados de costume, enfatizou-se a necessidade de incluir a 2ª feira de carnaval no calendário de compensação e, ainda, a isonomia de feriados municipais, pois em alguns municípios o número é menor que outros, como é o caso de Piratuba (Usina de Machadinho) em que os mesmos passaram a ser ponto facultativo.

Substituição de Empregado(a): Esta é uma cláusula que vem sendo aperfeiçoada a cada ano e, nesta lógica, duas questões foram levantadas na pauta.

Uma diz respeito ao limite mínimo de 10 dias para a acumulação que excluem os dias de substituição nos casos de cursos ou eventos programados do substituído(a) e que não tem caráter eventual por não se tratar de um acontecimento incerto, casual, fortuito ou acidental.

A outra reivindicação é que a habilitação do(a) substituto(a) em um módulo de responsabilidade do(a) substituído(a) possa ser considerada como a formalização. 

Perfil do(a) Empregado(a): A nova configuração operacional, com usinas telecomandadas, e de manutenção/serviços por produto, estabeleceu perfis mais complexos para os profissionais destas áreas. As cláusulas Adicional de Função e Função Complexas buscam adequar as carreiras e a remuneração a esta realidade.

Quadro de Pessoal: Na recente pesquisa da Intersul uma das questões que chamou atenção, foi o fato de que 31,5% dos 238 empregados que responderam terem afirmado que aumentou o nível de estresse. Esta questão pode ser traduzida pela falta de pessoal e materializada na cláusula Acúmulo de Função, pois conforme o relato dos(as) empregados(as) “sempre que falta alguém os outros ficam sobrecarregados por já trabalharem no limite”.

Mobilidade: A empresa ao longo dos últimos anos tem demonstrado sensibilidade com relação à mobilidade segura de dos(as)) empregados(as). Nesse sentido, aceitou reduzir para 1 (um) centavo a participação do empregado no custeio do Vale Transporte e, principalmente, atendeu à reivindicação de grupos de trabalhadores através de fretamento de veículos, sendo o mais recente para aqueles que moram em Saudade de Iguaçu.

Esta é a reivindicação dos(as) empregados(as) que moram em Laguna e querem o mesmo tratamento, como forma de facilitar o deslocamento, a diminuição de custo e, principalmente, melhorar a segurança.

No contexto da mobilidade urbana a cláusula Horário Núcleo trata de uma questão que visa facilitar o deslocamento, principalmente dos(as) empregados(as) da sede, pois a redução em 30 minutos no período vespertino possibilitaria “escapar” do horário de maior fluxo de veículos, principalmente em Florianópolis.

No próximo boletim trataremos das demais cláusulas discutidas na reunião do que aconteceu dia 30.

Acompanhe a negociação do ACT 2014/15

Fique atento ao próximo boletim



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal