Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/01/2014 22:01 - por: INTERSUL - Visualizações: 681

NOVO PROCESSO ELEITORAL NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ELETROSUL


NOVO PROCESSO ELEITORAL NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ELETROSUL

A comissão eleitoral composta pela Empresa e pelas entidades sindicais divulgou dia 17/01/2014 o edital para a realização da terceira eleição para escolha dos representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração da Eletrosul. O prazo para inscrições de chapas vai de 20 a 30 de janeiro e a votação em primeiro turno acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro. Se houver necessidade, o segundo turno da votação será dias 13 e 14 de março. O mandato do novo Conselheiro eleito e o respectivo suplente se inicia na Assembléia Geral Ordinária (AGO) de 2014 e se encerra na AGO de 2015.

Os sindicatos que compõem a Intersul chamam mais uma vez a atenção para o desgaste causado pela realização de sucessivas eleições, ano após ano, e relembram que, o desempenho desta importante representação dos trabalhadores requer um período de adaptação e acúmulo de experiência, podendo ser mais produtivo um mandato maior. Os empregados, através de sucessivas pautas de reivindicação, propõem um mandato de três anos. As eleições deverão ocorrer em prazos semelhantes nas demais Empresas Eletrobras, exceto nas Distribuidoras onde a primeira eleição realizada previu o mandato de três anos.

A eleição de Representantes dos Empregados no Conselho de Administração das Empresas Eletrobras foi uma importante conquista dos trabalhadores que vai se consolidando. A experiência acumulada pelos representantes eleitos nas diversas empresas demonstra que, ao contrário do que muitos apregoavam, os trabalhadores são perfeitamente capazes de ocupar este espaço de decisão nas empresas, com isenção, competência e determinação. A criação do Coletivo dos Conselheiros Eleitos nas Empresas Eletrobras, que foi uma iniciativa dos conselheiros eleitos na Eletrosul, é outro indicativo de que os trabalhadores podem articular-se em defesa dos interesses públicos e assim contribuir e favorecer a transformação das empresas em Empresas Públicas de fato, para o proveito de toda a sociedade brasileira, incluindo seus trabalhadores.

Pelo cenário atual do setor elétrico muito explorado pela mídia, é possível antever que importantes questões que envolvem a administração das empresas, com possíveis mudanças e reestruturações deverão passar pelos Conselhos de Administração, afetando os rumos do setor elétrico e consequentemente os trabalhadores. Os sindicatos que compõem a Intersul chamam a atenção para a necessidade de escolher representantes comprometidos com os verdadeiros interesses da sociedade e da classe trabalhadora.

Participe deste processo, valorizando a conquista dos trabalhadores e ampliando a capacidade de influenciar a tomada de decisão em favor das empresas verdadeiramente públicas, com condições dignas de trabalho para seus empregados e em favor de uma sociedade justa e igualitária.

"Os sindicatos que compõem a Intersul chamam mais uma vez a atenção para o desgaste causado pela realização de sucessivas eleições, ano após ano, e relembram que, o desempenho desta importante representação dos trabalhadores requer um período de adaptação e acúmulo de experiência, podendo ser mais produtivo um mandato maior"



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal