Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 01/12/2013 11:12 - por: INTERSUL - Visualizações: 641

Está Longe, muito longe um acordo na Tractebel


Está Longe, muito longe um acordo na Tractebel

A rodada de negociação ocorrida no dia 19/11 deixou mais dúvidas do que certezas a respeito da possibilidade de um acordo com a empresa ainda em 2013. Depois de inúmeras discussões ocorridas nas reuniões anteriores, a proposta da empresa foi decepcionante. Para uma pauta de 48 itens a empresa concordou apenas em estender o pagamento do indicador EBITDA da PLR para até 90% da remuneração; estender a complementação do auxílio doença para os empregados que eventualmente já estejam aposentados pelo INSS; passar de 05 para 06 anos a Manutenção do Auxílio à Recuperação de Saúde para os aposentados e os que vierem a se aposentar, por motivo de invalidez; manter a Elosaude por dois anos para quem sair no PDV e reajustar pelo INPC de 5,58% os salários e o vale alimentação.

Os diretores da empresa têm mencionado nas reuniões que nesse ano as dificuldades são grandes tendo em vista que a orientação do grupo GDF Suez tem sido a de reduzir os custos em todas as suas empresas do grupo. Esse “cuidado” parece servir apenas para os custos com pessoal porque para os acionistas da Tractebel os resultados não lhes permitem reclamar.

No ano passado todo o lucro foi distribuído, ou seja, mais de R$ 1,5 bilhão. De janeiro a setembro já foi distribuído mais de R$ 1 bilhão. Sem contar que de janeiro a setembro as ações da empresa acumulam ganho de 16,6% enquanto o IBOVESPA acumula perdas de 14,1% no mesmo período. Ou seja, estamos exportando excelentes resultados para a matriz e importando de lá os efeitos da crise.

Fica difícil verificar esses resultados da empresa e concordar com uma proposta tão limitada. Curioso notar que outras empresas, com resultados bem abaixo da Tractebel, concederam aumento salarial e correção de benefícios em percentual acima da inflação.

Para quem quer liderar o mercado privado de geração não fica bem propor um acordo salarial abaixo de todas as empresas do seu segmento. Tá na hora de ser também líder nas questões salariais e de benefícios aos trabalhadores.



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal