Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL / FNU - Visualizações: 641

30 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO


30 DE AGOSTO

FNU CONVOCA SINDICATOS PARA PARTICIPAREM DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E PARALISAÇÃO

A Federação Nacional dos Urbanitários convoca seus sindicatos filiados a participarem no dia 30 de agosto do dia nacional de mobilização e paralisação convocado pela CUT e as demais centrais sindicais. A luta é pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais e o combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização.

Na avaliação das centrais, a conjuntura é favorável à manifestação, que dá continuidade aos protestos, passeatas e greves realizadas no dia 11 de julho, e potencializa a cobrança da pauta da classe trabalhadora. A agenda de reivindicações inclui ainda a luta pelos 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; transporte público e de qualidade / mobilidade urbana; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Os trabalhadores urbanitários estão atentos e na luta especialmente contra o PL 4330, que abre as portas das empresas de energia e saneamento para a terceirização, fato que vai precarizar ainda mais a mão de obra. Estudos do Dieese apontam que o trabalhador terceirizado recebe salário 27% menor que o contratado diretamente, tem jornada semanal de três horas a mais, permanece 2,6 anos a menos no emprego, e sua rotatividade é mais do que o dobro (44,9% contra 22%). Além disso, aponta o Dieese, a cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre os terceirizados.

A vitoriosa campanha nacional dos eletricitários mostrou que a conjuntura do país exige uma tomada de posição forte, com a realização de greve se preciso, pois foi assim que os eletricitários conseguiram conquistar um ACT digno, não se dobrando aos interesses de setores conservadores que ainda estão neste Governo eleito com apoio da classe trabalhadora.

A FNU considera fundamental que os sindicatos participem desse dia de luta, somando esforços com outras categorias, em defesa de uma pauta que é de todos os trabalhadores. Vamos às ruas em defesa de um setor elétrico fortalecido, que respeite e valorize seus trabalhadores, de mais recursos para o saneamento público e contra as PPPs. Dia 30 todos mobilizados.
Lembrem-se: Só conquista quem luta!


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal