Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL / FNU - Visualizações: 532

PROPOSTA DA ELETROBRAS FRUSTA EXPECTATIVAS


PROPOSTA DA ELETROBRAS FRUSTA EXPECTATIVAS
ASSEMBLEIAS DIAS 08 e 09 VÃO DEFINIR OS CAMINHOS DA CAMPANHA, GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ESTÁ NA ORDEM DO DIA.

A 3º rodada de negociação entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a direção da Eletrobras realizada nesta quinta-feira, dia 04/07 em Brasília frustrou as expectativas da categoria. A proposta apresentada pela Holding foi muito inferior às reivindicações dos trabalhadores.

Além de não contemplar ganho real, a proposta tem como meta a redução de benefícios para os futuros empregados. Foi apresentada também a proposta de suspensão da redução da base de cálculo da periculosidade praticada após a Lei 12740/12, porém com a possibilidade de retorno da redução caso a regulamentação da referida lei, no futuro não garanta a base de calculo sobre a remuneração. Este posicionamento das empresas foi rechaçado pelo CNE, haja vista que vários sindicatos estão ganhando na justiça a manutenção da base de calculo pela remuneração, inclusive o pagamento do retroativo dos valores descontados.

Para não avançar mais na proposta, a direção da Eletrobras alegou a perda de nove bilhões de reais de receita, em função das novas regras impostas pela renovação das concessões, no entanto, observa-se claramente que os gestores da Eletrobras não vêm fazendo o seu dever de casa para reduzir despesas nas empresas, como por exemplo: a demissão dos afilhados políticos (artigo 37), que recebem altíssimos salários e a redução dos contratos de terceirização de serviços e consultorias desnecessárias. Os eletricitários não vão pagar a conta destes contrassensos!

CNE apresenta contraproposta:

Como alternativa ao impasse pela falta de acordo nas propostas colocadas na mesa, o CNE apresentou o que, na visão dos dirigentes sindicais presentes na negociação, são as bases para um acordo que atenda minimamente as expectativas da categoria, e que seria digno de ser apresentado nas assembleias: a manutenção das conquistas, traduzida na renovação do acordo atual, e avanços na proposta econômica, de pelo menos 3% de ganho real e abono salarial equivalente ao acordo do ano passado, ou seja, quatro talões de auxilio alimentação no valor de 750 reais cada um. A diretoria da Eletrobras não respondeu à contraproposta do CNE alegando necessidade de voltar a discutir com o governo e ministérios. A reunião foi encerrada sem uma resposta formal e por escrito por parte da Holding.

ENCAMINHAMENTOS DO CNE:

Após avaliação pelos dirigentes sindicais o CNE decidiu convocar os trabalhadores a participar das assembleias deliberativas nos dias 08 e 09 de julho (segunda e terça), com os seguintes encaminhamentos:

• Ratificar a contraproposta apresentada pelas lideranças sindicais na negociação.

• Participação ativa dos eletricitários na greve geral promovida pelas Centrais Sindicais no dia 11 de julho, com duração de 1 dia.

• Greve dos eletricitários por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de julho.

Apesar da postura da Eletrobras, o CNE continuará mantendo o canal aberto para a negociação. Assim que a proposta da Holding for formalizada, ou seja, por escrito, estaremos divulgando para a categoria. As assembleias a partir do dia 08 definirão os rumos da campanha.

Participe desta luta.

“É A NOSSA ENERGIA QUE ILUMINA O BRASIL”


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal