Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 561

Eletrosul presta esclarecimentos empreendimentos


Eletrosul presta esclarecimentos sobre empreendimentos de geração

No dia 7 de novembro os sindicatos que compõem a Intersul e a Intersindical estiveram reunidos com representantes da empresa para prestar esclarecimentos sobre questionamentos que há muito se faz sobre alguns empreendimentos de geração da Eletrosul. A iniciativa foi em resposta à correspondência enviada conjuntamente pela Intersul e Intersindical em agosto de 2012, que solicitava informações e documentos relativos à concessão dos empreendimentos de UHE São João, UHE São Domingos, PCH Barra do Rio Chapéu e PCH João Borges. Os esclarecimentos realizados pela Eletrosul foram feitos na reunião de forma bastante genérica e sem a apresentação de documentos.

Na avaliação dos sindicalistas ficou evidente, e a própria empresa reconheceu que devido à falta de experiência e conhecimento técnico do corpo funcional à época dos leilões, ocorreram falhas desde a escolha dos projetos, assim como durante a fase de implantação dos empreendimentos, ocasionando a necessidade de adequações, rescisões e aditivos contratuais, que em alguns casos atrasaram os cronogramas planejados. No entanto, segundo os representantes da Diretoria da empresa na reunião, a Eletrosul tem recebido frequentemente da Eletrobras relatórios que apontam a Eletrosul como a empresa que melhor cumpre as metas e os cronogramas de implantação dos empreendimentos dentre todas as empresas da holding. Quanto à viabilidade econômica, apesar dos problemas verificados, afirmaram que os empreendimentos de geração da empresa apresentam uma taxa de retorno satisfatória dentro do contexto econômico atual e que na média ficam muito próximos da meta orientada pela holding Eletrobras, não trazendo em nenhuma hipótese prejuízo à empresa. A reunião dos sindicalistas com os assessores da diretoria da Eletrosul durou cerca de duas horas e foi interrompida por compromissos dos representantes da empresa. Os dirigentes sindicais ressaltaram que apesar de esclarecedora, este tipo de reunião não responde oficialmente a todas as solicitações de informações da carta enviada pelos sindicatos e que estes esclarecimentos necessitam urgentemente serem feitos pela Diretoria da empresa a todos os empregados.

Enfatizaram os representantes sindicais que existem entre os trabalhadores dúvidas e falta de conhecimento destas informações sobre os novos empreendimentos, bem como da real situação econômica da empresa, especialmente agora com a edição da medida provisória 579 e a divulgação pelo governo das novas tarifas dos serviços de energia e do valor das indenizações relativas aos ativos não amortizados das concessões que estão sendo renovadas.

Os representantes da empresa ouviram as considerações dos dirigentes sindicais e informaram que levarão o assunto para a diretoria da Eletrosul. Uma nova rodada de esclarecimentos foi pré-agendada em data a ser confirmada. Os dirigentes sindicais estranharam a ausência na mesa de diretores da Eletrosul e esperam que para a continuidade dos esclarecimentos a diretoria demonstre maior envolvimento com este importante processo de esclarecimentos que mais do que nunca se fazem necessários.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal