Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTRESUL - Visualizações: 529

A GREVE ENTRA NO OITAVO DIA E MAIS FORTE AINDA


A GREVE ENTRA NO OITAVO DIA E MAIS FORTE AINDA


A tentativa da diretoria da Eletrosul de esvaziar a greve por tempo indeterminado já no primeiro dia, 16/07, não logrou êxito. A expressiva maioria dos empregados(as) que recebeu um telegrama/convocação para trabalhar na segunda-feira, compreendeu a orientação dos sindicatos e o desconsiderou literalmente. Além da diretoria não atingir seu objetivo (esmorecer a greve), a "intimação" para trabalhar aumentou a indignação dos grevistas, e o telegrama foi jocosamente apelidado de "pelegrama".
O que se pode observar é que a greve cresce dia-a-dia. Num primeiro momento, algumas áreas da Eletrosul não havia aderido. Mas logo em seguida a grande parte estava inserida no movimento, que entra no oitavo dia fazendo história e registrando-se como um dos mais participativos dos últimos anos: cerca de 95% dos empregados(as) estão na greve. Alguns trabalhadores(as) estão podendo experimentar pela primeira vez esse tipo de ação e, com certeza, aproveitam uma oportunidade ímpar para exercitar a solidariedade e o companheirismo em prol de uma causa comum: um acordo coletivo condizente com a importância e valor do trabalho dos empregados do setor eletrico federal brasileiro.
Devido a dimensão de um país continente, é muito complexo organizar e manter uma greve no setor elétrico e de caráter nacional. Neste sentido, o movimento se sustenta através do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e amparado institucio-nalmente pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU). Na Eletrosul se esta vivenciando uma experiência inédita, os sindicatos que compõem a Intersindical juntam-se aos sindicatos que compõem a Intersul na perspectiva de se obter um acordo justo para os empregados de todo o grupo Eletrobras.
É um momento de aprendizado: experientes grevistas partilham ideias com os novatos, dirigentes sindicais com visões ideológicas distintas aproximam-se pelo bem comum e assim vai se construindo uma das mais significativas greves dos últimos tempos. Perde quem não marca presença no local onde as coisas acontecem, onde as decisões são tomadas partilhando responsabilidades, avaliando-se e definindo-se os rumos da greve que é feita por todos e todas. É preciso, além da consciência e conhecimento da causa que nos move, estar atento e disposto a suplantar juntos os desafios que se apresentam no cotidiano de uma greve por tempo indeterminado.
Vamos continuar motivados e integrados por que, mais do que a esperança, o que nos anima a continuar a luta é a certeza de que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E MELHORES!

Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal