Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: FNU - INTERSUL - Visualizações: 500

ASSISTÊNCIA À SAUDE PARA OS APOSENTADOS


ASSISTÊNCIA À SAUDE PARA OS APOSENTADOS

Antes mesmo do inicio da reunião de negociação, foi realizada pela Holding uma apresentação aos sindicatos, dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho da Eletrobras que vem tratando do benefício de saúde a ser oferecido aos trabalhadores aposentados nas empresas do grupo.

Lembramos que a falta desta assistência à saúde dos aposentados afeta todos os eletricitários e é revindicação histórica dos sindicatos que compõem o CNE. Apesar disso, o tema tem sido tratado pela Eletrobras de forma unilateral e a apresentação dos estudos em questão tem sido cobrada pelo CNE e pela FNU insistentemente.

Finalmente a apresentação foi feita neste dia 24 de maio.

Diferentemente do que se pensava e do que foi afirmado anteriormente por dirigentes da Eletrobras, a solução proposta pelo estudo apresentado, não é a criação de um plano único de saúde para aposentados. A apresentação dos estudos revelou que a intenção da Eletrobras é a criação de um fundo financeiro único, patrocinado pelas empresas do Grupo Eletrobras. Uma das formas de constituição do fundo, entre outras, seria o uso de 1% do lucro liquido das empresas, conforme previsto em lei. O fundo a ser instituído teria como objetivo repassar para os empregados aposentados um subsídio a ser utilizado no pagamento de planos de saúde destinados aos aposentados. As condições para o repasse deste subsídio são que os aposentados estejam vinculados aos planos de saúde administrados por entidades de autogestão, como já acontece atualmente em algumas empresas. Além disso, revelaram os estudos apresentados que os valores do subsídio seriam calculados em função da renda e da idade do aposentado, privilegiando os menores salários e os aposentados com idade mais avançada.

A apresentação dos estudos e os esclarecimentos solicitados pelos dirigentes sindicais duraram cerca de uma hora. Ao final, o CNE solicitou cópia integral dos estudos para uma análise mais profunda das proposições. O CNE também revindicou que os sindicatos que compõem o CNE sejam chamados a participar das discussões que ainda serão realizadas no grupo de trabalho, pois são estes sindicatos os legítimos representantes dos interesses dos trabalhadores do grupo Eletrobras, sejam eles da ativa ou aposentada.

Em hipótese alguma questões que afetam a vida dos trabalhadores de maneira tão impactante como a saúde dos que se aposentam, podem ser debatidas e decididas sem que estes trabalhadores participem destas decisões por meio de suas entidades representativas. Assim que os estudos forem devidamente analisados e compreendidos, os sindicatos que compõem o CNE farão os encaminhamentos necessários para a discussão com os trabalhadores aposentados e aposentáveis, visando as melhores alternativas para viabilizar esta importante conquista.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal