Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 530

ELETROSUL RECEBE PAUTA e NÂO PRORROGA DATA-BASE


ELETROSUL RECEBE PAUTA
E SE RECUSA A ASSINAR PRORROGAÇÃO DA DATA-BASE

A reunião de entrega de pauta ocorreu na sexta-feira, dia 27 de abril. Os sindicatos que compõem a INTERSUL entregaram e esclareceram eventuais dúvidas a respeito da pauta específica de reivindicações dos trabalhadores da Eletrosul com vistas ao ACT 2012/2013.

Na sequência da apresentação da pauta, os dirigentes sindicais propuseram a assinatura do termo de prorrogação da data-base que finda em 30 de abril de 2012, até que se concluam as negociações do novo ACT. Esta prática é comum e se repete todos os anos a cada processo de negociação que se inicia. A diretoria da Eletrosul, no entanto se recusou a firmar compromisso de garantia da data-base, alegando inicialmente a falta de assinatura do ACT 2011/2012 específico vigente, ainda não assinado devido pendências relativas à assinatura do acordo nacional do mesmo ano.

Os sindicatos que compõem a INTERSUL esclareceram que a assinatura dos acordos nacional e especifico do ano passado, não ocorreu até o momento devido às mudanças de redação efetuadas pela Eletrobras no acordo aprovado pelas assembleias. No entanto, os sindicatos que compõem a INTERSUL se colocaram a disposição para assinar o acordo específico, uma vez que a pendência existente é relativa somente ao acordo nacional e se refere ao não pagamento de 1,5% aos remanescentes do PCS conforme praticado em dezembro de 2011 para os trabalhadores que aderiram ao PCR.

Apesar da disposição dos sindicatos que compõem a INTERSUL em assinar o acordo específico e também o termo de prorrogação da data base atual, a Eletrosul rejeitou a assinatura do termo de prorrogação. A alegação desta vez foi à falta de autorização da Eletrobras que deverá coordenar o processo em todas as empresas.

Para os sindicatos integrantes da INTERSUL a negativa da Eletrosul em firmar a prorrogação da data base não se justifica. Esta postura prejudica os trabalhadores e traz insegurança ao processo de negociação que se inicia. A falta de assinatura do ACT nacional em nada interfere na proposta de prorrogação de data-base específica dos trabalhadores da Eletrosul que deve ser firmada entre a Eletrosul e os sindicatos representativos da categoria o mais rápido possível.

Por esta razão a INTERSUL encaminhou correspondência oficial a Eletrosul reiterando sua disposição em assinar tanto o acordo específico vigente e pendente apenas de assinatura, assim como assinar o termo de prorrogação e garantia da data-base dos trabalhadores da Eletrosul. Este ato formal é importante para trazer aos trabalhadores a confiança e a tranquilidade necessária para que possamos de fato avançar nas relações trabalhistas e no processo de negociação que estamos prestes a iniciar.

Veja a correspondência da INTERSUL no link em anexo:
http://www.INTERSUL.org.br/lista.php?type=COEXELETROSUL


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal