Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 31/05/2017 11:05 - por: INTERSUL - Visualizações: 584

DATA BASE 2016 EMPREGADOS/AS DA ENGIE - ACORDO ASSINADO


DATA BASE 2016

EMPREGADOS/AS DA ENGIE

ACORDO ASSINADO

Com a assinatura do Acordo coletivo de Trabalho – ACT 2016/17, ocorrida no último dia 30/05, encerra-se o mais longo processo negocial já realizado com a Tractebel/ENGIE.

O processo negocial que se arrastou por mais de 7 meses ficou marcado não somente pela sua longevidade, mas principalmente pelas posturas antagônicas acirradas entre a Empresa e a INTERSUL.

Se, por um lado, a Empresa se mostrou intransigente em atender o mínimo aceitável para um acordo, por outro lado, os dirigentes da INTERSUL mantiveram-se firmes na disposição de não “engolir” uma proposta que retirava direitos e não recuperava sequer o poder de compra dos salários.

Nessa queda de braço perderam todos.

A Empresa, por ter gerado um clima de insatisfação que embora não tenha se refletido na frieza dos resultados das assembleias, estava latente no semblante e nos comentários da maioria dos/as empregados/as de todas as áreas.

A INTERSUL, pelo desgaste de uma negociação longa e difícil e pela falta de espaço para avançar em questões importantes para o conjunto de empregados/as como, por exemplo, o Auxílio Creche para filhos do empregado e a manutenção do ganho real que vinha sendo concedido por todas as diretorias anteriores.

Os/as empregados/as, por terem de amargar perdas de massa salarial irrecuperáveis, pressionados/as pela vinculação do pagamento da PLR à aprovação da proposta. A concessão do terceiro vale extra foi importante, mas não compensou todas as perdas.

Mas, nem tudo pode ser caracterizado negativamente.

Ressalta-se o fato de termos conseguido a reposição integral da inflação do período (INPC), mesmo que parcelada. Destacamos, ainda, a manutenção de todas as cláusulas do ACT anterior e o reajuste do Vale Alimentação/Refeição acima do INPC.

Queremos agradecer a todos/as que participaram das assembleias, principalmente aos associados das entidades que compõem a INTERSUL e, ainda, aos não associados que contribuíram com uma pequena parcela de sua PLR.

Ficou claro nessa negociação que os tempos são outros e que a atual diretoria está focada em nivelar por baixo salários e benefícios, com base nas piores práticas do mercado, sem levar em conta a excelência diferenciada do seu corpo funcional.

Mais do que nunca temos que estar juntos e, para isso, é fundamental sua filiação às autênticas e atuantes entidades sindicais.

Para uma melhor compreensão de todos/as, assim como já fizemos nas assembleias, reproduzimos abaixo o cronograma e eventos do processo negocial da data base 2016/17 dos/as empregados/as da ENGIE.

(Leia no Boletim completo)

http://www.intersul.org.br/novo/download/baixar.php?download=3240

 



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal