Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 25/03/2016 12:03 - por: INTERSUL - Visualizações: 711

INTERSUL PLANEJA CAMPANHA NACIONAL DE DATA-BASE


INTERSUL PLANEJA CAMPANHA NACIONAL DE DATA-BASE

DIRIGENTES SINDICAIS PARTICIPARAM DE PLANEJAMENTO NACIONAL DO CNE

Entre os dias 16 e 18/03/2016, um grupo de 6 dirigentes das entidades que compõem a Intersul participaram em Manaus, no Estado do Amazonas, das atividades que envolveram o Planejamento da Campanha Nacional dos Eletricitários para as Empresas do Grupo Eletrobrás.

O Planejamento Nacional é realizado a cada ano pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), com apoio da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e tem o objetivo de preparar as estratégias da data base e definir a pre-pauta de reivindicações que será submetida à aprovação da categoria eletricitária, com vistas às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

O planejamento realizado em Manaus contou com apresentações e análises de conjuntura política, situação do setor elétrico brasileiro e conjuntura econômica, pelas quais se pode constatar o momento de grandes dificuldades para a luta sindical.

Desde 2015 já se observa uma redução nos ganhos dos ACTs, com grandes empresas fechando acordos com reajuste zero e apenas abono salarial. Por outro lado, a aposta em judicialização pode prejudicar a categoria, visto que estamos tratando com um judiciário e com um congresso nacional extremamente conservador, que já ameaça as liberdades democráticas e pelo viés da flexibilização tenta reduzir os direitos conquistados pela classe trabalhadora.

Também se pode extrair das análises a situação do setor elétrico no momento, onde observa-se uma reorganização do setor com a preparação de muitas empresas para a privatização, com um “apetite muito grande de gigantes do setor elétrico mundial, a exemplo dos chineses.

Na análise dos aspectos econômicos da conjuntura, o Dieese destacou os indicadores de PIB, Emprego (em queda) e Inflação (em alta), com redução dos investimentos (formação bruta de capital fixo) em 14%. Por outro lado, tramitam no Congresso emendas constitucionais que promovem retirada de direitos da classe trabalhadora como parte de um pretenso ajuste fiscal.

 

PLANEJAMENTO INCLUIU APRESENTAÇÃO SOBRE COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DE PLR

REPRESENTANTES DA ELETROBRAS NÃO COMPARECERAM PARA APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO

Outra apresentação durante o Planejamento foi feita pela Comissão do CNE que está discutindo com a Eletrobras o novo modelo de PLR. A FNU e o CNE esperavam a participação de representantes da Holding para apresentação do andamento da comissão, mas a Empresa não atendeu ao convite enviado no mês de fevereiro pelo CNE.

A ausência da Eletrobras revela a dificuldade no consenso entre a empresa e sindicatos em relação ao modelo de PLR e sobre os indicadores a serem utilizados.

Os representantes do CNE informaram que tem trabalhado na comissão para minimizar o impacto que os indicadores e seus pesos podem vir a ter sobre os resultados, visto que a adoção simples das tabelas previstas no CMDE poderá vir a ser bastante prejudicial aos trabalhadores.

Para a próxima semana, o CNE solicitou nova agenda com a Eletrobras , visando agilizar a finalização dessa negociação, cuja proposta final ainda deverá ser submetida ao DEST e à aprovação dos trabalhadores.

PRÉ-PAUTA DE REIVINDICAÇÕES FOI DEFINIDA NO PLANEJAMENTO

PLENÁRIA DOS EMPREGADOS DA ELETROSUL ACONTECERÁ NO DIA 02 DE ABRIL, EM JARAGUÁ DO SUL

Considerando a conjuntura apresentada, a ameaça de privatizações, o CNE definiu como uma das principais bandeiras da campanha de data base a luta contra a privatização, assim como definiu a pre-pauta de reivindicações a ser submetida às assembleias por todo o Brasil.

Para os trabalhadores da Eletrosul que já debateram a pauta em assembleias realizadas em todas as áreas da empresa, a aprovação da pauta final será feita pelos delegados da Plenária dos empregados da Eletrosul, que este ano ocorrerá na base territorial do SINDINORTE, no norte do Estado de Santa Catarina, mais precisamente em Jaraguá do Sul no auditório do Hotel Estancia Ribeirão Grande, no dia 02 de abril de 2016.

Os sindicatos que compõem a Intersul reforçam a necessidade de que todos estejam mobilizados mais uma vez nesta campanha de data--base, participando em todos os momentos, pois as entidades representativas junto com os trabalhadores devem exercer ativamente seu papel histórico na defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora!



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal