Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 01/12/2015 16:12 - por: INTERSUL - Visualizações: 649

Data Base Tractebel 2015-2016 - GANHO REAL - A Tractebel pode conceder?


DATA BASE 2015

EMPREGADOS (AS) DA TRACTEBEL ENERGIA

GANHO REAL

A Tractebel pode conceder?

Esta pergunta esteve onipresente nas assembleias, na plenária e está, com certeza, rolando dentro da empresa entre os(as) empregados(as) em todas as conversas e bate papos.

          Nossa resposta:  SIM. A empresa pode conceder!

E SABE PORQUE?

O crescimento econômico e os resultados financeiros da Tractebel Energia têm sido expressivos desde que foi constituída, a partir da privatização da Gerasul, em setembro de 1998.

Essa realidade tem justificado a reivindicação dos sindicatos que compõem a Intersul pelo aumento real de salário nas negociações coletivas, na medida em que representa expressivos incrementos de produtividade dos trabalhadores.

A produtividade do trabalho é uma medida que compara a quantidade produzida de bens e serviços e o número de trabalhadores envolvidos nesta produção, em diferentes períodos (Veja no gráfico abaixo). Trata-se, portanto, de uma medida física, onde se observa a possibilidade de uma determinada quantidade de trabalho produzir mais ou menos num determinado período. Dessa forma, aumento da produtividade significa que determinada quantidade de produto ou de serviço está sendo realizada por um número proporcionalmente menor de trabalhadores, significando uma redução do tempo necessário de trabalho para cada unidade de produto ou serviço.

A cláusula de aumento salarial para a data base 2015 na Tractebel reivindica um percentual de 12%. A inflação para o período de novembro de 2014 a outubro de 2015, divulgada pelo Banco Central, indica um percentual de para o INPC de 10,33%, apurado pelo IBGE.

Desse modo, o aumento real reivindicado para o período é de 1,51%, que deverá ser aplicado sobre os salários já corrigidos pelo índice inflacionário. Convenhamos um percentual muito baixo para uma empresa cuja a despesa com pessoal fica abaixo de 5% da Receita Líquida de Vendas.

É com essa expectativa que a INTERSUL vai para reunião de quarta-feira, 02/12, com relação ao aumento salarial. Esperamos que a empresa também apresente uma proposta para as demais cláusulas da pauta de reivindicações todas muito importantes para os(as) empregados(as).



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal