Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 27/10/2015 21:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 671

RELAÇÕES SINDICAIS E INSTITUCIONAIS - Intersul é recebida pelo Presidente da Eletrosul


RELAÇÕES SINDICAIS E INSTITUCIONAIS

Intersul é recebida pelo Presidente da Eletrosul

Em reunião solicitada pelas entidades sindicais, no dia 21/10/2015, o Presidente da Eletrosul, Djalma Berger recebeu pela primeira vez a Intersul, representada por dirigentes sindicais de todas as áreas da empresa. Na pauta da reunião prioritariamente estava a relação institucional da Eletrosul com os sindicatos. O Diretor Financeiro, Claudio Vignatti também se fez presente ao encontro. Os dirigentes da Intersul registraram questões pendentes entre a Empresa e as entidades representativas dos trabalhadores, solicitando o empenho do Presidente e de toda a diretoria, no sentido de resolução das questões, como por exemplo, as liberações de dirigentes para atividades sindicais. Também solicitaram esclarecimentos sobre questões pontuais, relacionadas à situação financeira da Eletrosul, em especial sobre a dificuldade de fazer frente aos investimentos. Questionaram ainda situações de desinvestimentos envolvendo transferências de ativos que tem sido alvo de comentários internamente causando intranquilidade aos empregados. Como exemplo dessas transferências de ativos, os dirigentes apontaram, a transferência já consumada dos ativos de Rondônia para a Eletronorte, e a possível transferência de outros ativos que são as DIT´s (Transferência das Demais Instalações de Transmissão) envolvendo basicamente as instalações de 138 kV, que, conforme entendimento da Aneel, deveriam ser transferidas para as distribuidoras.

Os Diretores externaram aos dirigentes sindicais sua disposição em manter uma relação aberta ao diálogo, e o compromisso de buscar as melhores soluções para todas as questões referentes às relações institucionais com as entidades sindicais representativas dos empregados. O Presidente e o Diretor Financeiro falaram sobre o momento econômico delicado, sobre as dificuldades de financiamento e da necessidade de correções no plano de investimentos. Em especial sobre a transferência dos ativos de Rondônia, informaram o cumprimento total até o momento do cronograma de pagamentos e das condições que envolveram a transferência dos ativos para a Eletronorte, mas que a maior parte do valor devido ainda não foi recebida pela Eletrosul. Além disso, os diretores afirmaram que outras fontes de financiamento serão necessárias e ainda não estão garantidas para fazer frente a todos os compromissos de investimento, decorrentes principalmente do leilão 004/2014 da ANEEL. Falando especificamente sobre as DIT’s, o Presidente afirmou que a empresa está agindo nas instâncias competentes no sentido de defender a manutenção desses ativos na Eletrosul por entender que se caracterizam em importante fonte de receita da qual a empresa não pode prescindir, todavia, trata-se de uma regulamentação em andamento e que não depende exclusivamente da vontade da Eletrosul.

Os dirigentes sindicais, por sua vez, salientaram que a posição dos sindicatos da Intersul é de preocupação com o equilíbrio econômico/financeiro da Eletrosul, contundo, sem perder de vista o caráter público da empresa e seu papel como agente do desenvolvimento social. Reafirmaram ainda, a posição histórica da Intersul, contrária a qualquer ato de gestão que levem a empresa na direção de privatização de investimentos e outros ativos de qualquer natureza, sob qualquer alegação. Quanto as relações institucionais, a Intersul manifestou sua disposição para tratar abertamente de qualquer tema relevante aos trabalhadores e a gestão da empresa, destacando que não se furtará a qualquer debate, não abrindo mão do seu papel institucional de representação e defesa da classe trabalhadora e da sociedade em geral.

Eletrosul propõe negociação das horas excedentes

Em reunião com a Assessoria de Relações Trabalhistas, que aconteceu também no dia 21/10/2015, a Eletrosul apresentou aos sindicatos das Intersul as bases de uma proposta para o equacionamento do impasse das horas excedentes, conforme havia sido solicitado pelas entidades sindicais em reuniões anteriores e também por correspondências. Os dirigentes sindicais assistiram à apresentação sobre o assunto feita pelos representantes da empresa, ficando o compromisso do encaminhamento por parte da empresa de uma minuta de acordo sobre as chamadas horas excedentes. Os sindicatos da Intersul realizam esta semana assembleias com os trabalhadores para deliberar se abre um processo de negociação, uma vez que os sindicatos já estavam encaminhando ações judiciais para o impasse devido à demora da Eletrosul em se manifestar sobre o caso.



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal