Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 09/10/2015 09:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 622

FAP - VOCÊ SABE O QUE É?


FAP

VOCÊ SABE O QUE É?

 

Envolto em controvérsias e interesses divergentes o chamado Fundo de Amparo ao Participante – FAP tem sido nas últimas décadas motivo de acaloradas discussões e até de acusações a dirigentes e entidades em relação a sua natureza e sua utilização.

 

Para os novos algo completamente desconhecido, para um pequeno grupo uma possibilidade de ganho individual e para uma grande maioria a certeza fática de um desconto significativo no custo do Plano de Saúde.

 

Diante de toda polêmica reacendida recentemente, a INTERSUL entendeu ser necessária abastecer a categoria de informações fidedignas sobre o FAP para que todos tenham condições de fazer uma análise correta dos fatos.

 

Neste primeiro boletim e nos próximos que serão publicados, estaremos reproduzido a matéria que também foi reproduzida no Linha Viva com o objetivo de informar o maior número de empregados(as) sobre está polemica questão.

 

UMA HISTÓRIA POUCO CONHECIDA

 

Os convênios com seguradoras para oferta de seguros aos participantes realizados pela ELOS remontam ao ano de 1977. Pela corretagem dos seguros firmados a fundação recebia recursos advindos de pró-labore e índice de sinistralidade das seguradoras.

O pró-labore era recebido pela fundação ELOS pelos seguros facultativos contratados pelos participantes ativos e pensionistas da fundação. O índice de sinistralidade era recebido sobre o seguro denominado obrigatório que alguns participantes da fundação optavam por manter após o desligamento da Eletrosul, todo o ano que a taxa de sinistralidade ficava abaixo da meta estabelecida pela seguradora.

 

As despesas administrativas da fundação foram custeadas de forma integral pela patrocinadora até junho de 2001, e de forma paritária entre patrocinadora e participante a partir dessa data. Dessa forma os recursos de corretagem não eram utilizados para custear tais despesas e foram alocados em uma conta específica, sendo investido ao longo dos anos e auferindo ganhos financeiros.

 

As entradas desses recursos para o fundo perduram até novembro de 2004, quando a ELOS parou de realizar corretagem de seguros. A partir dessa data o fundo só conta com rendimento de aplicações financeiras efetuadas pela fundação.

 

Em 27/12/1990 o Conselho de Curadores da Fundação ELOS, deliberou por utilizar esses recursos que estavam alocados nessa conta para criação de um fundo para ser utilizado em benefício de seus participantes, foi quando nasceu o FAP – Fundo de Amparo ao Participante.

 

A destinação original dos recursos do FAP era o de fornecer empréstimos com juros mais baixos aos participantes para atender situações de caráter emergencial, devidamente caracterizadas, como por exemplo, doença ou acidente grave do participante e/ou familiar, perda e danos parciais de bens materiais, entre outros. Desse modo o FAP substituiu o antigo Fundo a de Amparo a Emergência - FAE, que era o empréstimo destinado a atender essas situações, mas tinha como fonte de custeio recursos da própria fundação.

 

ELOSAÚDE – ONTEM E HOJE

 

Em 1993 a Fundação ELOS criou um plano de assistência à saúde e odontologia, denominado Plano de Assistência à Saúde e Odontologia - ELOSAÚDE, visando oferecer planos em condições mais acessíveis aos aposentados e pensionistas assistidos pela Fundação do que os planos ofertados pelo mercado.

 

O ELOSAÚDE foi originalmente administrado como um departamento da fundação, sendo esse departamento responsável por gerenciar esses planos e que tinha como patrocinadora original a Eletrosul.

 

Por 17 anos funcionou assim, sendo que após a privatização da parte de Geração da Eletrosul, ingressaram novos patrocinadores ao plano a Tractebel Energia e a Previg.

 

Em 01/10/2010 o ELOSAÚDE se tornou uma instituição independente, sem qualquer vinculo administrativo com a fundação ELOS, passando a se denominar Associação de Assistência à Saúde - ELOSAÚDE.

 

Em 2011 passou a ofertar planos também para os empregados ativos das patrocinadoras e seus dependentes.

Leia no próximo no boletim:

A conexão entre FAP e o ELOSAÚDE



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal