Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 14/05/2015 21:05 - por: INTERSUL - Visualizações: 938

VÁRIAS ASSEMBLEIAS JÁ APROVARAM INDICATIVO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


VÁRIAS ASSEMBLEIAS JÁ APROVARAM INDICATIVO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

 

Dias 11, 12 e 13 de maio, os trabalhadores do Grupo Eletrobras paralisaram suas atividades por 72 horas, em protesto pela falta de definição sobre o pagamento da PLR do exercício de 2014. A adesão ao movimento foi muito forte e atingiu todas as empresas do grupo. Em boletins e comunicados do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), as entidades sindicais tem destacado o excelente e inquestionável desempenho operacional das empresas da Holding, reconhecido pelos próprios dirigentes das empresas nas apresentações feitas aos sindicatos.

Mesmo com a redução do quadro de pessoal em mais de 5 mil pessoas nos últimos 2 anos (fruto do PID) e apesar da crise hídrica, o setor elétrico federal tem se mantido robusto. Esta é mais uma prova do comprometimento de cada trabalhador, do aumento da produtividade e que agora precisa ser reconhecido com o pagamento de uma PLR justa. O CNE sempre esteve aberto ao diálogo, mas diante da falta de ação da direção da Holding, que não apresentou ainda nenhuma proposta concreta, está indicando aos trabalhadores o caminho da luta. Em assembleias realizadas em grande parte das empresas do Grupo Eletrobras, durante a paralisação de 72 horas, foi aprovado o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 01/06/2015, caso as negociações não evoluam e uma proposta concreta que atenda as expectativas da categoria não seja apresentada. A greve deve ser confirmada pelo restante das assembleias, que serão realizadas durante a semana. O momento exige empenho máximo da organização dos trabalhadores, pois ao trabalhador nada é dado, tudo é conquistado!

Durante a paralisação, o CNE recebeu comunicado da Eletrobras agendando reunião para início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 no dia 21 de maio. Por pressão dos sindicatos, esta reunião foi alterada para Brasília, com foco na negociação da PLR.

A avaliação dos dirigentes sindicais do CNE é de que a Direção da Eletrobras precisa assumir suas responsabilidades neste momento de impasse com relação à PLR, se posicionando com firmeza e fazendo uma adequada interlocução junto ao Governo, Ministérios e órgãos de controle para uma solução rápida e que não traga prejuízo aos trabalhadores que tem feito sua parte para garantir o bom desempenho operacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Na agenda de atividades do CNE estão previstas audiência com o Ministro de Minas e Energia e na Secretaria Geral da Presidência da República, cujos pedidos já foram protocolados.

As entidades sindicais estão fazendo tudo que está ao seu alcance para uma solução sem a ampliação do conflito, mas os trabalhadores não irão abrir mão dos seus direitos e a luta vai ser encaminhada.

 

TODOS PELO PAGAMENTO DA PLR JÁ!



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal