Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 29/04/2015 21:04 - por: FNU / CNE - Visualizações: 876

DESEMPENHO DOS TRABALHADORES TEM QUE GARANTIR O PAGAMENTO DA PLR 2014


 

DESEMPENHO DOS TRABALHADORESTEM QUE GARANTIR O PAGAMENTO DA PLR 2014

Foi realizada terça-feira, dia 28 de abril, no Rio de Janeiro, reunião entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e a Direção do Sistema Eletrobras, que foi representada pelo Diretor de administração, Alexandre Aniz, e o Diretor Financeiro, Armando Casado.

 

Na oportunidade foi entregue a pauta de reivindicação dos trabalhadores para o ACT 2015/2016. O CNE também voltou a cobrar uma posição da Holding sobre o pagamento da PLR 2014.

 

Antes de se iniciar as discussões a Eletrobras fez uma ampla apresentação do cenário econômico e financeiro da Holding, onde foi constatado mais uma vez o excelente desempenho operacional nas empresas. Fato que não poderá ser ignorado neste momento de discussão sobre o pagamento da PLR 2014.

 

O CNE de forma objetiva cobrou da direção da Eletrobras que a mesma ao se sentar para negociar a PLR com o Governo, mantenha o foco nos resultados operacionais das empresas. Até porque se o desempenho financeiro não foi o esperado, a culpa não é dos trabalhadores, mas sim de fatores externos, em certa medida fruto de ações governamentais equivocadas. Portanto, a categoria não aceitará ser penalizada, quer o que lhe é devido.

 

Os trabalhadores querem o reconhecimento de todo esforço realizado, com o pagamento nos moldes de 2013, quando foram pagas duas (2) folhas. O CNE para fortalecer sua luta pela PLR 2014 está ampliando sua articulação política, junto ao Ministro da Secretaria - Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, parlamentares e dirigentes de vários partidos da base aliada, para que sensibilizem o Governo na votação da Assembleia Geral de Acionistas (AGO), que será realizada dia 30 de abril, com o voto a favor ao pagamento da PLR 2014.

 

É importante registrar que em 2013 duas (2) empresas apresentaram resultado Econômico/Financeiro positivo, já em 2014 foram cinco (5) empresas, sendo que nestes dois anos todas elas alcançaram resultados operacionais muito bons. Partindo desse princípio, por que não pagar a PLR nos mesmos moldes de 2013?

 

Motivos para os trabalhadores receberem a PLR 2014

 

·         Na geração houve um aumento na venda de energia e O & M de 28%.

·         Na transmissão a taxa de retorno foi de 29%.

·      Na distribuição o fornecimento e suprimento alcançaram um aumento de 67%, comparando 2013 e 2014.

·         Na distribuição houve uma expansão significativa das linhas: 5.067 KM.

·         O número de consumidores a mais foi de 138.049

 ·         Foram construídas mais quatro (4) subestações.

 ·         Entre 2013 e 2014 houve uma redução de 16,18% na despesa de pessoal.

 

Os números expostos mostram claramente que há espaço para se pagar uma PLR de forma justa, condizente com o esforço dos trabalhadores durante todo o ano passado. Que mesmo diante de um momento de crise no setor, se empenharam ao máximo para manter o setor elétrico federal robusto, capaz de fornecer energia para todos os brasileiros.

 

O CNE convoca cada companheiro para essa luta, sempre atuando na perspectiva da unidade dos trabalhadores. O momento é difícil e exige ainda mais mobilização, somente assim será possível ultrapassar todos os obstáculos.

 

Lembre-se: Ao trabalhador nada é dado, tudo é conquistado!

 

CALENDÁRIO CNE

 

30/04- Realização da AGO (Assembleia Geral Ordinária).

04 A 08 de Maio- Assembleias Deliberativas, com indicativo de paralisação de 72 horas.

06 e 07 de Maio- Reunião com a Eletrobras em Brasília

11 a 13 de Maio- Indicativo de paralisação de 72 horas.

 

Agendamento de Reunião com o DEST, Ricardo Berzoini e Parlamentares (a confirmar).

 

TODO O CNE EM BRASILIA NOS DIAS 06 e 07 de MAIO

 



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal