Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 20/01/2014 16:01 - por: INTERSUL - Visualizações: 659

REESTRUTURAÇÃO DA ELETROBRAS


REESTRUTURAÇÃO DA ELETROBRAS

 

Matéria publicada no Jornal Valor Econômico de 14/01/2013, diz que a Eletrobras pretende apresentar até meados de março os estudos de reestruturação do modelo de negócio societário e governança de toda a companhia e de reestruturação dos seus negócios de distribuição. Segundo o jornal, a estatal informou que os dois estudos estão dentro do cronograma e que a empresa contratou em agosto de 2013 a consultoria alemã Roland Berger para apoiá-la na reestruturação.

 

Os sindicatos que compõem a Intersul lembram que a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), ainda no final do ano passado, solicitou à Eletrobras informações sobre os estudos de reestruturação e que a direção da Eletrobras limitou-se a afirmar que as entidades representativas dos trabalhadores tomariam conhecimento dos estudos assim que os mesmos se encontrassem em estágio um pouco mais avançado. O Coletivo dos Conselheiros Eleitos, que reúne representantes dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas Eletrobras, também divulgou em manifesto no final do ano passado a preocupação de que o conteúdo dos estudos e a natureza das modificações de estrutura pretendidas pela Holding não estão sendo debatidas nos Conselhos de Administração das Empresas, para que estes colegiados possam contribuir e opinar sobre as propostas de reestruturação.

 

É inconcebível que os órgãos responsáveis pela fixação de diretrizes fundamentais da administração, bem como o controle superior das empresas, só venham tomar conhecimento dos estudos e das propostas de reestruturação ao final do processo. Se não houver participação efetiva dos Conselhos de Administração na formulação das propostas, o trabalho da consultoria contratada a peso de ouro pode ser totalmente inútil e caracterizar um enorme desperdício de dinheiro.


A tentativa de reformulação dos estatutos das empresas no ano passado, sem debate nos Conselhos de Administração e sem nenhuma participação dos empregados que eram atingidos pelas mudanças propostas, provocou reações das entidades representativas dos trabalhadores, com mobilizações e atos de protesto, a exemplo do que ocorreu na Assembleia Geral de Acionistas da Eletrosul. Os sindicatos que compõem a Intersul esperam que a reestruturação das empresas Eletrobras não siga pelo mesmo caminho.



Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal