Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: INTERSUL - Visualizações: 629

Trabalhadores da Eletrosul respondem pesquisa


Trabalhadores da Eletrosul respondem pesquisa

Quase 20% dos trabalhadores da Eletrosul dos estados de SC, RS, PR, MS e RO responderam a pesquisa organizada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE. Essa participação voluntária é um bom termômetro para a campanha, que ainda aguarda a segunda rodada de negociação. Na avaliação dos dirigentes dos sindicatos que compõem a Intersul a participação da categoria será um importante diferencial para uma negociação que sinaliza de grande dificuldade para os trabalhadores.

A pesquisa mostrou que quase a metade dos trabalhadores tem uma avaliação regular sobre a campanha do ano passado. Apenas 17,65% avaliaram a campanha como boa enquanto 36,03% a avaliaram como ruim. Esse dado reflete todo o esforço despendido naquela campanha, que obrigou os eletricitários a realizar uma greve por tempo indeterminado depois de mais de 20 anos. Essa avaliação, somado ao fato de que mais de 72% dos pesquisados avaliaram como inadequado a forma de condução da renovação das concessões, refletem na expectativa da categoria para a campanha 2013, onde mais da metade (54,04%) tem uma expectativa ruim, enquanto cerca de 20% mantém uma expectativa boa.

Além dessa baixa expectativa, o desafio do movimento sindical e da categoria é ainda maior quando se verifica que apenas 6,99% dos trabalhadores consideram os atuais gestores da Eletrosul como preparados para gerir as dificuldades oriundas do atual contexto setorial, que aponta para situações de maior conflito na relação empresa e empregado. Essa situação é bastante verbalizada nos comentários dos entrevistados que fizeram questão de registrar na pesquisa a sua visão sobre o atual momento.

A pesquisa também destacou o sentimento da categoria com os interlocutores da empresa no processo de negociação. Apenas 21,56% respondeu que os interlocutores tinham espírito para o acordo. O sentimento dos entrevistados em relação à confiança e a credibilidade dos interlocutores alcançaram apenas 8,55% e 11,15%, respectivamente.

O contexto de dificuldade das negociações no setor elétrico nacional tem sido crescente nos últimos anos. Na contramão do crescimento do setor, da retomada dos investimentos, no crescimento das empresas, vimos aumentar os ataques às conquistas e direitos dos trabalhadores que se acirra ainda mais com o cenário de renovação das concessões. Assim como aconteceu no ano passado, o conjunto dos eletricitários do grupo Eletrobras está sendo de novo desafiado.

Uma coisa é certa, não há alternativa ou saída individual numa campanha de data base. A resposta àqueles que somente enxergam na redução dos direitos e benefícios dos trabalhadores a saída para as dificuldades conjunturais será a união e a luta coletiva.

Negociação vem sendo adiada pela Eletrobras

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) divulgou nesta terça-feira, dia 04, boletim informando que a segunda rodada de negociações do ACT 2013/2014, inicialmente prevista para 05 de junho só vai acontecer dia 21 de junho. A Eletrobras de maneira proposital vem protelando a discussão da pauta, demonstrando cada vez mais o desrespeito e o descaso com as reivindicações da categoria.


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal