Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2013 10:10 - por: FNU - INTERSUL - Visualizações: 593

Primeira rodada negociação frustra trabalhadores


Primeira rodada de negociação frustra trabalhadores

Eletrobras não apresenta definição sobre PLR

A FNU e o CNE participaram no dia 14 de maio, no Rio de Janeiro, da primeira rodada de negociação do ACT 2013-2014. Mais uma vez os trabalhadores ficaram frustrados com a total falta de compromisso e objetividade do Sistema Eletrobras, nenhum diretor da Holding sequer compareceu a negociação, e aqueles representantes que estiveram presentes nada responderam sobre o acordo, apenas fizeram uma apresentação de slides com a situação econômica e financeira da Eletrobras.

Com relação à PLR, principal motivo da ida dos dirigentes sindicais a reunião, nada de concreto foi anunciado. O CNE recebeu a informação de que a direção da Holding se reunirá dia 16 e no dia 20 acontecerá reunião dos diretores administrativos para entre outros assuntos discutir a PLR. Essa postura de retardar uma decisão mostra mais uma vez o que temos afirmado, de que a Direção da Eletrobras não assume sua posição de empresa estratégica para o país,

A reunião com a Holding foi improdutiva e o CNE através dos dirigentes sindicais se recusou a assinar o termo para estender o prazo de validade do ACT, pelo fato da redação ser dúbia, não trazendo segurança aos trabalhadores, diante disso, o Coletivo apresentou um texto alternativo. Vale lembrar que esta mesma direção da Eletrobras rasgou o ACT 2012 ao descumprir a questão da periculosidade.

A Eletrobras informou que na próxima semana estará oficializando o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário. O CNE vai acompanhar com atenção, exigindo respeito ao direito dos trabalhadores.

Os eletricitários não suportam mais serem massacrados e discriminados, pois outras categorias nas empresas estatais começam suas negociações e tem os seus pleitos atendidos, entre eles o ganho real. As eleições de 2014 será um divisor de águas, caso o Governo continue sua guinada a direita, trabalhando pela privatização do setor elétrico, como fizeram os tucanos, vamos responder a altura.

No dia 21 serão realizadas assembleias de mobilização para discutir com os trabalhadores os rumos da negociação, por isso é fundamental a presença de cada companheiro e companheira dando a sua contribuição. No dia 23 o CNE fará reunião no STIUDF, às 14 horas, em Brasília, logo em seguida os trabalhadores farão um ato para protestar contra a forma com que vem sendo tratados pelo Governo Dilma.

No dia 24 de maio será realizado o VII ENOP, uma agenda permanente dos eletricitários, onde se discute temas estratégicos para os trabalhadores da área de operação. O CNE convoca todos os (as) companheiros (as) para participarem dessa semana de lutas para a categoria, que se inicia no dia 21 e prossegue dias 23 e 24 de maio. A hora é de luta, pois o que está em jogo não é somente o ACT, mas o futuro do setor elétrico nacional.

No ENOP estaremos discutindo o futuro da operação no Sistema Eletrobras e a sua participação estratégica na campanha salarial. Vamos continuar na luta defendendo uma PLR justa, periculosidade sobre remuneração, liberdade e autonomia sindical.

O Governo é do PT, mas a gestão da Eletrobras é Tucana.

Twittaço pela PLR

Convocamos os (as) companheiros (as) a participarem no dia 21 a partir das 8 horas do twittaço #querominhaplr . Vamos fazer barulho nas redes sociais exigindo nosso direito.

“É A NOSSA ENERGIA QUE ILUMINA O BRASIL”


Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal