Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 07/02/2023 00:02
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_004-23_de_07_02_Planos_de_Saúde_Previdência_sob_ataque

PLANOS DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR SOB ATAQUE DOS ENTREGUISTAS

 

 

Eletrobras Pretende Entregar a Gestão dos Planos para o Mercado Financeiro

 

Não é segredo para ninguém que a intenção da Gestão Privada da Eletrobras é entregar a administração dos Planos de Saúde de autogestão bem como os Planos de Benefícios dos Fundos de Pensão dos trabalhadores para o Mercado Financeiro.

 

Este processo certamente pode causar muitos prejuízos aos beneficiários, tanto das Fundações quanto dos Planos de Saúde. Prejuízos financeiros diretos, e prejuízos de representação na gestão dos planos. O Coletivo Nacional dos Eletricitários e a Intersul estão atentos a este movimento dos gestores da Eletrobras Privatizada, e buscando pautar estes temas.

 

Além de atuar dentro das esferas judiciais cabíveis e no âmbito das negociações possíveis com a Eletrobras, as entidades sindicais têm buscado ser parceira da ANAPAR, a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de planos de saúde de autogestão, no sentido de cooperarem para defenderem os interesses dos trabalhadores, ativos ou aposentados.

 

A ANAPAR foi criada em 2001 por participantes de entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), também conhecidas como fundos de pensão. Em 2019, a entidade passou a defender também os interesses dos beneficiários de planos de saúde de autogestão.

 

A ANAPAR e os sindicatos, portanto, são entidades parceiras na defesa de direitos conquistados pelos participantes de fundos de pensão e pelos beneficiários de planos de saúde de autogestão ao longo destas duas décadas.

 

A atuação da ANAPAR é definida pelos pilares:

 

•         Representatividade: Indica representantes dos participantes e assistidos para o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e para a Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC);

 

•         Conhecimento técnico: Realiza assessoramento técnico e jurídico para demais entidades de representação de participantes de fundos de pensão e de beneficiários de planos de saúde de autogestão;

•         Formação: Promove seminários e cursos de formação sobre o sistema previdenciário e de saúde suplementar, dando base para certificação de dirigentes de fundos de pensão, conforme exigência legal.

 

Além do site www.anapar.com.br e do e-mail anapar@anapar.com.br, a associação mantém canais de comunicação no LinkedIn (@anaparbrasil), Facebook (@anaparbrasil), Twitter (@anaparbrasil), Instagram (@anaparbrasil), Telegram (canal AnaparComunica), Youtube (/anapar) e Whatsapp (61) 98570-8559.

 

Para se associar, basta acessar o endereço https://www.anapar.com.br/sistema/associe.php. A anuidade de R$ 60,00 pode ser paga por boleto, cartão de crédito ou Pix (saiba mais em https://www.anapar.com.br/pague-sua-anuidade/).

 

O que você faz com R$ 5,00 por mês? Fortalece a luta dos participantes e assistidos de fundos de pensão e de planos de saúde de autogestão!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal