Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 21/11/2022 00:11
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_073-22_de_21-11_ EBE uma S.A. com Sensibilidade LTDA - Engie

CAMPANHA DATA BASE 2022

EBE UMA S/A COM SENSIBILIDADE LTDA

Saudamos a iniciativa da Direção da EBE ao aplicar o reajuste inflacionário na folha de novembro independente do resultado das assembleias, finalmente uma atitude que ajuda a construir um acordo. No entanto a “SENSIBILIDADE É LTDA” não sendo suficiente para a empresa propor, no mínimo, o mesmo acordo incondicional para todos os empregados. Este é só mais um item da relação de desigualdades que recomendam a rejeição das propostas da empresa.

Na lista de desigualdades, podemos destacar: o rebaixamento dos salários nas admissões e promoções; a antiguidade diferenciada por carreira e data de admissão; e as contribuições diferenciadas para a PREVIG.

Uma relação de causa e “defeito”

A empresa com o argumento de rodar a folha de novembro com o reajuste do Acordo Coletivo de Trabalho, impôs data limite para aprovação da sua proposta em assembleias. Caso isso acontecesse a proposta do acordo seria igual à do ano passado, caso contrário, a proposta estaria rebaixada, com a retirada de um bloco de vale alimentação.

Causa e “defeito” 1

A data de crédito do 3º bloco de vales, tanto no atual acordo quanto na proposta da empresa é maio, portanto não tem uma relação direta entre exigência de data de aprovação e a implementação do polêmico 3º bloco.

Causa e “defeito” 2

Considerando que não haja relação direta entre a data para aprovação da proposta da empresa e a data de concessão do 3º bloco de vales, agora que foi implementado o reajuste na folha de novembro, qual o motivo de rebaixar a proposta para o ACT?

Causa e “defeito” 3

Por que aprovar uma proposta que é inferior à do ano passado? Proposta essa que foi rejeitada por 40% dos empregados.

Causa e efeito

Em todo histórico de negociações com a empresa, a proposta para fechamento aparecia acrescida de um incentivo para aprovar o acordo em assembleias, foi o caso do 3º bloco de vales no ACT 2016/2017, aliás, o referido acordo só foi aprovado em maio de 2017. No entanto, para este ano a empresa retira um bloco de vales, pela lógica de causa e efeito a retirada do 3º vale estimula a rejeição da proposta.  

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS EM SEU LOCAL DE TRABALHO.

LÁ VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal