Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 15/11/2022 00:11
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_070-22_de_16-11_Sejam Bem Vindos - Engie

CAMPANHA DATA BASE 2022

SEJAM BEM VINDOS

Por que “somos todos iguais braços dados ou não”

 

Saudamos com boas vindas a manifestação do grupo de 166 empregados que nos enviaram manifesto com abaixo assinado, a participação de todos fortalece o SINDICATO que tem por caraterística a pluralidade de ideias e a participação livre e voluntária.

Para que possamos tratar do assunto neste informativo de forma que todos tenham acesso ao conteúdo aqui tratado, segue o Manifesto na integra:

“Nós, Empregados da ENGIE Brasil Energia S.A., lotados em Florianópolis e demais unidades descentralizadas, portanto, representados pelo SINERGIA, vimos pelo abaixo assinado em anexo, manifestar inconformidade com a condução do processo de negociação do acordo coletivo de trabalho 2022/23 e PLR 2023. Não concordamos com a imposição feita pela INTERSUL no sentido de realizar assembleias presenciais. A forma adotada para a realização das assembleias é manifestamente prejudicial aos empregados representados pelo SINERGIA e lhes retira o legítimo direito de aprovar ou não as condições discutidas durante o processo de negociação e registradas nas propostas de acordos (ACT e PLR) apresentadas pela empresa.

Assim sendo, diante de tamanha ilegalidade, solicitamos a adoção de providencias imediatas de modo que a assembleia para deliberação da proposta de acordo coletivo de trabalho e PLR dos empregados da Engie Brasil Energia, representados pelo SINERGIA, seja realizada entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 e em relação as demais unidades seja adotado o modo de assembleia virtual. Se você deseja a alteração da modalidade e antecipação da data clique na opção abaixo: (  ) sim”

Com relação ao formato das assembleias, o modo presencial é o “modus operandi” do movimento sindical e das sociedades civis e corporações em geral com previsão estatutária.

O modo “on line” de assembleias não previsto nos estatutos de condomínios residenciais e sindicatos, precisou ser autorizado por Medida Provisória durante a grave crise sanitária causada pela COVID-19 para ter validade.

Os sindicatos em geral no Brasil adotaram o modelo “on line” tão somente por se tratar da única alternativa, tão logo as condições sanitárias permitiram, o movimento sindical retornou ao modelo presencial de assembleias.

Durante as assembleias de pauta os debates realizados sobre o formato das mesmas consolidaram de forma consensual a opção pelo modo presencial, salvo impedimentos sanitários, portanto o atual processo de assembleias não se trata de imposição pelos sindicatos, mas sim, executar o modelo mais participativo de reuniões onde a interação flui de forma espontânea. 

Discordamos da afirmação que o processo é ilegal, uma vez que se dá dentro das conformidades com nossos estatutos.

Reafirmamos nossa saudação de receptividade e boas vindas pela manifestação do grupo de empregados, uma vez que participamos de um raro ambiente, onde as manifestações livres, espontâneas, voluntárias e diversas são respeitadas e incentivadas, no entanto, no que se refere ao pleito reafirmamos diante dos argumentos expostos que o calendário de assembleias presenciais será mantido.

PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS EM SEU LOCAL DE TRABALHO.

LÁ VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal