Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 21/07/2022 00:07
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_040_22_de_21_07_INTERSUL_realiza_assembleias

*INTERSUL REALIZA ASSEMBLEIAS PARA DELIBERAR SOBRE ACT-2022/2024*

 

 

*Mais uma Proposta mediada pelo TST será apreciada pelos trabalhadores*

 

Na avaliação da Intersul, as sucessivas rejeições das propostas até então apresentadas pela Eletrobras com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários,  assim como muitas “idas e vindas” ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) por parte do Coletivo Nacional dos Eletricitarios (CNE) em busca da mediação, foram a melhor estratégia que levou o Ministro do TST, Alexandre Agra Belmont, a construir junto à Eletrobras uma última proposta que se aprovada pelos trabalhadores vai por fim a um conflito que dura desde as greves ocorridas a partir de janeiro de 2022 e se estendeu até às negociações do ACT.

 

A mediação do ACT foi trazida ao bojo dos dissídios de greve pelo próprio Ministro do TST e a proposta deve ser apreciada pelas assembleias que estavam suspensas desde que as propostas anteriores para o ACT haviam sido rejeitadas. A proposta mediadora é a que foi peticionada dia 20/07/2022 e agora consta nos autos do Processo de Dissídio Coletivo de Greve. Caso aprovada, a proposta contempla as questões relacionadas às greves e os dias parados, bem como soluciona o impasse nas negociações do ACT.

 

A fim de que haja tempo para reabertura de todas as assembleias e a devida apreciação da proposta pelos trabalhadores, o ACT atual foi mais uma vez prorrogado, desta vez até o dia 31/07/2022. A prorrogação está condicionada a uma resposta pelos trabalhadores ao TST até o dia 28/07. O mesmo arranjo feito pelo TST prorrogou também os Acordos Específicos de cada empresa até o dia 24/08/2022, tempo que o TST julgou razoável para que se deem as negociações necessárias ao fechamento destes instrumentos coletivos específicos.

 

Os sindicatos da Intersul já iniciaram as assembleias em algumas bases, e o calendário de realização das mesmas vai até dia 27, para que seja possível notificar o TST do resultado dentro do prazo estabelecido. Os detalhes da proposta e as explicações sobre o impacto da aceitação ou rejeição serão debatidos com a habitual transparência nas assembleias. Convocamos os trabalhadores a participar deste importante momento, ficando atentos ao chamado do seu sindicato em suas respectivas bases.

 

A LUTA VAI CONTINUAR, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!! 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal