Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 14/07/2022 00:07
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_038_22_de_14_07_PLR_2021

PLR 2021 SERÁ DEFINIDA POR SENTENÇA NORMATIVA DO TST

 

Impasse na Negociação...Fracasso na Mediação

 

Após um longo período de negociações entre Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a Eletrobras, iniciadas ainda no período estatal, e após fracassarem as tentativas de mediação do impasse no Tribunal Superior do Trabalho, a resolução do conflito sobre a PLR 2021 dos trabalhadores da Eletrobras vai se dar por meio de Sentença Normativa a ser proferida pelo TST.

 

Os pontos conflitantes que impediram o acordo entre as partes já são bem conhecidos dos trabalhadores e foram por diversas vezes objeto inclusive de notificações extra judiciais por parte dos sindicatos. Em dado momento, o TST chegou a formular uma proposta de mediação que atendia em parte o interesse dos trabalhadores que chegaram a aprovar a proposta de mediação em assembleia. No entanto, a empresa recusou a mediação e alguns dos pontos de conflito se tornaram insuperáveis, como por exemplo a imposição pela empresa de efetuar descontos na PLR 2021 referentes a PLR pagas em exercícios anteriores, bem com a negativa da empresa em pagar a PLR aos trabalhadores anistiados.

 

Considerando o fracasso na negociação e na mediação da PLR 2021 , os sindicatos solicitaram durante a terceira reunião de negociação do atual Acordo Coletivo de Trabalho, que a Eletrobras, de comum acordo com o CNE, ingressasse em Dissídio Coletivo de Natureza Econômica, para que o TST possa, via sentença normativa, solucionar o conflito coletivo de trabalho, na forma preconizada no artigo 114,  § 2º  da Constituição. O comum acordo entre a Empresa e os Sindicatos foi obtido, ao menos em relação ao pedido de dissídio que será então ajuizado em petição conjunta entre as partes nos próximos dias.

 

Este comum acordo para a resolução do impasse na PLR 2021 permitiu avançar também nas tratativas relativas a PLR 2022, neste sentido, a comissão paritária entre os representantes do CNE e da Eletrobras tem prevista para dia 19/07/2022 a primeira rodada de negociações para a construção do Termo de Pactuação da PLR 2022. Da mesma forma que sempre ocorreu, a Intersul estará representada nesta comissão envidando todos os esforços para uma negociação produtiva, e que assegure uma participação justa dos empregados nos Lucros e Resultados da Eletrobras.

 

A LUTA VAI CONTINUAR, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal