Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 19/05/2022 00:05
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_025_22_de_19_05_Semana_de_mobilização

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO E LUTA EM

DEFESA DA ELETROBRAS PÚBLICA

 

Dirigentes dos sindicatos da Intersul estão desde o início desta semana na Capital Federal participando de diversos atos em defesa da manutenção da Eletrobras Pública. Na segunda-feira, dia 16, por exemplo, o sindicalista Tiago Vergara, coordenador de articulação política da Intersul, compôs a mesa da audiência pública realizada na Câmara Federal para debater o processo de privatização (foto de capa desta edição). Ele resgatou a luta de muitos anos do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) em defesa de trabalhadores e da Eletrobras Pública.

 

A audiência foi convocada pelos deputados federais do PT Pedro Uczai (SC) e Erika Kokay (DF), através da Comissão de Legislação Participativa. Já o representante do CNE, Ikaro Chaves, acrescentou na audiência novas denúncias de irregularidades no processo de privatização.

Na terça-feira pela manhã, os dirigentes presentes em Brasília participaram da reunião prévia de organização para a terceira rodada de negociação do ACT Nacional com a Eletrobras.

 

A negociação aconteceu na tarde de terça-feira, na sede da Eletronorte. Concomitante à reunião de preparação para a negociação, aconteceu outra audiência pública na Câmara dos Deputados, dessa vez, na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público.

 

Para o dia 18 de maio, dia do anúncio do voto do Ministro Vital do Rego, do Tribunal de Contas da União, sobre a lisura do processo de entrega da estatal para o capital privado, o CNE e a coordenação da campanha Salve a Energia programaram um ato em frente ao prédio do TCU,

contando com a participação de mais de 700 pessoas, trabalhadores e dirigentes sindicais de todo o Brasil.

 

O voto do ministro Vital do Rego poderia influenciar os demais ministros do órgão a impedir a entrega da estatal a preço de banana. Até o fim desta edição, o julgamento ainda não havia iniciado. Independentemente do resultado, o CNE seguirá mobilizado na defesa dos empregos, da soberania nacional e programará novos atos pela manutenção da Eletrobras Pública.

 

A LUTA VAI CONTINUAR, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal