Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 17/07/2020 00:07
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_024-20_de_17-07_Argumentos Fracos e Incoerentes.pdf

DATA BASE 2016

EMPREGADOS/AS DA ENGIE

ARGUMENTOS FRACOS E INCOERENTES

Como já divulgamos no boletim anterior, a proposta de 5% para o reajuste dos salários e do vale alimentação, representa pouco mais da metade da variação do INPC de novembro/2015 a outubro/2016, período da data base, que foi de 8,5%. Exatamente a metade se considerarmos a inflação média do período que foi de 10,04%, índice real da correção dos salários e do valor dos benefícios.

Acrescentamos que a empresa também ofereceu, para fechamento do acordo, um bloco de vale alimentação extra no atual valor em dez/16 e outro em junho/17 no valor facial de R$ 53,00. Com relação ao adiantamento da PLR propôs manter o mesmo do ano passado.

Como também dissemos no boletim anterior, os argumentos usados para justificar a proposta “indecente”, no nosso entendimento são fracos e incoerentes. Vamos a eles:

- Situação do Grupo - Argumentaram os representantes da empresa que a ENGIE teve no contexto do grupo uma redução na receita neste ano.

Realmente o Grupo ENGIE teve, nos primeiros nove meses de 2016, no contexto mundial uma queda de receita na ordem de 10% em relação a igual período do ano passado, porém as empresas da América Latina contribuíram negativamente somente com 1%. Cabe ressaltar que a queda de receita da ENGIE Brasil foi de 0,6% no período analisado.

Consideramos este um argumento fraco pois é o contexto econômico de todas as empresas do setor elétrico em nível mundial.

- Situação do Setor Elétrico – Argumentaram os representantes da ENGIE que o mercado brasileiro de energia elétrica está em queda.

Apesar da redução do consumo as elétricas, como são conhecidas no mercado, no ano de 2015 só perderam para os bancos no quesito distribuição de dividendos a seus acionistas.

JUNTOS SOMOS FORTES - FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal