Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 30/08/2018 00:08
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_027-18_de_29-08_DATA BASE 2018-19 - DEFESAS E EXPLICACOES

DATA BASE 2018

EMPREGADOS/AS DA ENGIE

DEFESAS E EXPLICAÇÕES

Na reunião que aconteceu no dia 23/08, quinta–feira, os dirigentes das entidades que compõem a INTERSUL fizeram a defesa das cláusulas da Pauta de Reinvindicações, negadas pela ENGIE.

A empresa reafirmou a posição já destacada em boletim anterior da INTERSUL, mantendo o indicativo de repor a inflação (IPCA para Salário e Benefício Alimentação). Já a Intersul defendeu o crescimento salarial coletivo através do ganho real, justificado pelos excelentes resultados apresentados pela empresa no primeiro semestre.

Em relação às questões sociais destacamos que a empresa respondeu positivamente à manutenção do Benefício Saúde por mais um ano para empregados aposentados por invalidez há 10 anos.

Entre os pontos divergentes está a PLR e o vale alimentação extra, em dezembro. Na proposta da empresa há uma redução do valor “flat” para R$ 1.500,00 ou 25% da remuneração, o que for maior, e somente um bloco de vale alimentação em dezembro/18. No ACT/2017 o valor “flat” foi de R$ 1.750,00 e foram concedidos 2 blocos de vales extras em dezembro.

Efetivamente, esta foi a primeira reunião de negociação. As posições ainda estão sendo apresentadas e discutidas. Muitas questões apresentadas por nós e pela empresa estão sem respostas. Esperamos avançar para o consenso nas próximas reuniões, disse Luiz Antonio Barbosa, coordenador de negociação da INTERSUL neste ano.  

PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE

Em relação ao ponto mais “nevrálgico” apresentado na pauta da empresa este ano, a extinção da Promoção por Antiguidade, houve uma exposição de motivos, para nós não convincentes, pelos representantes da ENGIE na mesa de negociação.

O coordenador de negociação da INTERSUL, apresentou um histórico dessa importante conquista dos/as empregados/as, inclusive relatou a ida da comissão da INTERSUL à Bélgica em 1999 para negociar com a alta direção do grupo Belga que arrematou a Geração no leilão de Privatização.

Por conta dessa reunião com os novos “donos” da Gerasul, além de se estabelecer um novo patamar de negociação pautado principalmente no respeito entre as partes, conseguimos firmar o compromisso, em Termo Aditivo ao ACT 98/99, de que o tempo de serviço seria considerado para efeito de progressão salarial no novo Plano de Cargos e Remunerações, o que veio acontecer em 2004 com o estabelecimento pela empresa do PCR, salientou Barbosa que fez parte da comissão que foi à Bélgica.

Reafirmamos nosso entendimento de que a experiência e o conhecimento que cada empregado vai acumulando ao longo dos anos de serviços prestados à ENGIE, contribui para a excelência reconhecida do seu corpo funcional e diferencia a empresa em relação às suas concorrentes (players).

Calendário das próximas reuniões

Dia 05/09 - 14:00

Dia 11/09 - 14:00

Dia 13/09 - 14:00

 Acompanhe a negociação do ACT 2018/19

Fique atento ao próximo boletim

JUNTOS SOMOS FORTE. FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal