Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 19/08/2018 00:08
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_026-18_de_20-08_DATA BASE 2018-19 - MUDANCAS GERAM INSEGURANCA

DATA BASE 2018

EMPREGADOS/AS DA ENGIE

MUDANÇAS GERAM INSEGURANÇA

A ENGIE tem anunciado mudanças em sua estrutura operacional e administrativa que tem tirado o sono de muitos/as empregado/as, inseguros em relação ao seu futuro na empresa.

Entre as mudanças anunciadas destacam-se a tele assistência de usinas e a terceirização de atividades administrativas.

A INTERSUL pautou o assunto na reunião de entrega da pauta, ocorrida no dia 07/08, cobrando informações e explicitando a preocupação dos dirigentes com o clima de insegurança reinante entre os potenciais atingidos com tais mudanças.

TELE ASSISTÊNCIA

O assunto tele assistência de usinas tem sido há muito tempo item presente nas reuniões com a direção da empresa, inclusive reportado em correspondências ainda sem resposta formal da ENGIE.

É um tema delicado que nos preocupa muito por conta da possibilidade de mudança radical da vida dos operadores (e suas famílias) das usinas na mira da tele assistência, da possibilidade de problemas ambientais e, principalmente a insegurança hoje reinante dentro desse grupo de empregados, cuja a atividade não permite erros. Salientou em mesa Zeloir Guimarãe, dirigente da INTERSUL e da APOUS (Associação dos Operadores de Usinas e subestações).   

Segundo o gerente Arthur, a tele assistência só acontecerá se o custo/benefício para a empresa seja favorável e que haverá relocação de todos os envolvidos.

Independentemente dessa “garantia”, a mudança sem dúvida, se acontecer, trará consequências para as famílias envolvidas direta ou indiretamente. A empresa se comprometeu em responder as correspondências enviadas pela INTERSUL o mais breve possível.

TERCEIRIZAÇÃO

A INTERSUL solicitou, na reunião do dia 07, informações sobre mudanças relacionadas com a terceirização de atividades administrativas que como o assunto anterior, vem tirando o sossego de empregados/as.

A empresa, através de seus representantes na reunião, disse que segue a determinação do grupo de “verticalizar” atividades em BU’s (business Unit) e a terceirização de algumas atividades administrativas. Afirmou que haverá aproveitamento da “maioria” dos/as empregados/as envolvidos/as.

Os dirigentes argumentaram que em algumas empresas onde houve tais mudanças, muitas atividades foram “primarizadas” e cobraram que se for “inevitável” a terceirização que todos/as empregados/as sejam treinados e reaproveitados/as no quadro funcional da ENGIE.

A INTERSUL solicitou uma apresentação das pretensões da ENGIE em relação a esse assunto, o que foi aceito pela comissão de negociação da empresa. Deverá acontecer na próxima reunião de negociação no dia 23/08.    

 

Acompanhe a negociação do ACT 2018/19

Fique atento ao próximo boletim

JUNTOS SOMOS FORTE. FILIE-SE ÀS ENTIDADES DA INTERSUL.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal