Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 04/09/2017 00:09
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_042-17_de_04-09_CLASSE TRABALHADORA NA DEFESA DO SETOR ELETRICO

CLASSE TRABALHADORA NA DEFESA DO SETOR ELÉTRICO

Dirigentes sindicais da Intersul e do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) estiveram no Congresso Nacional em Brasília-DF no dia 31 de agosto, participando de audiência pública na Câmara dos Deputados. O bom público presente, entidades e os vários parlamentares que lá estiveram, debateram os impactos da proposta de reformulação do setor elétrico e o anúncio das intenções do Governo Federal de privatização da Eletrobras. Todos foram unânimes em criticar a proposta pelo retrocesso do modelo proposto pelo Governo, condenaram veementemente a pretensão de transformar água e energia em mercadorias com a entrega irracional do patrimônio público aos interesses privados.

Além de promover e participar da audiência os dirigentes sindicais percorreram os gabinetes de diversos parlamentares em busca de apoio na realização de novas audiências e na defesa do setor elétrico. As entidades representativas dos trabalhadores pretendem intensificar ações de conscientização da classe política e da sociedade em geral. Uma série de novas audiências públicas estão sendo articuladas no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos Estados. Uma campanha de mídia para chamar a atenção da população e dos políticos para os efeitos nefastos da privatização do setor elétrico também está sendo planejada, mas ainda esbarra nos elevadíssimos custos deste tipo de campanha. Paralelamente às ações políticas e à campanha de mídia, um plano de ação com estratégias na esfera jurídica também está sendo implementado.

Os sindicatos da Intersul esclarecem que até o presente momento não estão promovendo nenhuma arrecadação extraordinária junto à categoria eletricitária para fazer frente aos custos destes planos de ação já em andamento, mas esta possibilidade oportunamente poderá ser proposta aos trabalhadores como uma alternativa de contribuição específica, assim que possam ser melhor avaliados o custo total  para a execução de todo o plano de ação, em especial o “plano de comunicação” junto às mídias disponíveis.

A luta em defesa do setor elétrico deve ser de todos.

Água e Energia não são mercadoria!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal