Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 14/07/2017 00:07
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_037-17_de_07-07_Negociacao CNE X Eletrobras

Negociação CNE X Eletrobras

PLR-2016 e Reestruturação Setor Elétrico.

Mais uma vez a reunião com a Eletrobras, realizada ontem no Rio de Janeiro, mostrou o descaso da administração para com os trabalhadores. A proposta para pagamento da PLR, que havia sido rejeitada pelos trabalhadores na última semana, foi reapresentada, sem nenhum avanço.

Uma análise da conjuntura das empresas, feita pelo diretor de gestão Alexandre Aniz, confirmou o que todo trabalhador do grupo Eletrobras já sabe: a gestão Pinto Júnior não tem nenhum compromisso a não ser com o Mercado. Reduzir custos é o principal objetivo.

Aniz reiterou as dificuldades para a maioria das empresas cumprir com o calendário de pagamento da PLR apresentado na última proposta, e questionado sobre a possibilidade de ser paga integralmente pelas empresas que porventura possam fazê-lo, respondeu que não seria autorizado, por destoar da orientação única da holding. Confirmou que serão duas parcelas de 50% e que as empresas que puderem poderão pagar a partir do início do mês de agosto.

Em relação às ações de reestruturação em curso (Periculosidade, sobreaviso, horas extras, horas in itinere, etc), o CNE aguardará até o dia 25/7, data prevista para reunião com a Eletrobras sobre esse tema, para – não havendo avanços - tomar medidas cabíveis, em âmbito judicial.

CONSULTA PÚBLICA DO MME: questionado pelo CNE, a Eletrobras se manifestou na reunião negando que tenha participado da formulação da proposta apresentada pelo Ministério de Minas e Energia. O CNE solicitou que a Eletrobras se manifeste oficialmente ao mercado através da tradicional mensagem aos acionistas.

A esse respeito, fica evidente a necessidade dos trabalhadores se unirem contra a privatização das empresas, intenção amplamente divulgada pelos veículos especializados e grande mídia. O modelo privatista defendido pelo atual governo, explícito na reunião realizada no Instituto Fernando Henrique Cardoso da qual o presidente Pinto Junior participou está desenhado claramente, agora não só em relação às Distribuidoras, mas também em relação às empresas de Geração e Transmissão, conforme Consulta Pública emitida pelo Ministro de Minas e Energia.

O enfrentamento dessa ameaça às nossas empresas e aos nossos empregos deve ser nosso maior foco. O CNE realizará seminário em Brasília nos dias 19 e 20 para construir, juntamente com diversos atores sociais e acadêmicos comprometidos com os eletricitários, um texto base para resposta à consulta pública. 

Até lá, será instituído um canal de comunicação, via Federação Nacional dos Urbanitários, para colher as sugestões e pareceres dos trabalhadores das empresas a respeito da elaboração de um modelo do setor elétrico que contemple os interesses da sociedade brasileira e que garanta, além da modicidade tarifária, a alta confiabilidade do sistema tal como hoje é praticada, a partir do esforço de cada trabalhador e trabalhadora do Sistema Eletrobras.

Compreendendo haverem esgotado todas as possibilidades de negociação, e considerando a necessidade de unir todas as forças para a tarefa importante e urgente da luta contra a privatização, o CNE propõe:

a) realizar assembleias no período de 10 a 14/6, para debater a proposta que será apresentada pela Eletrobras;

b) apresentar o indicativo de aceitação da proposta de cronograma para pagamento da PLR;

c) manter firme a disposição de se contrapor à reestruturação, com medidas administrativas e judiciais, caso necessário;

Além disso, conclama a todos e a todas para se engajarem nas discussões sobre o modelo do sistema elétrico a ser apresentado pelos Sindicatos na audiência pública proposta pelo MME.

É nosso desafio unificar a categoria, visando a fortalecer as empresas públicas, garantindo a eficiência e confiabilidade do Sistema Elétrico nacional!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal