Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 25/11/2016 00:11
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_073-16_de_25-11_Data-Base 2016-2017 - PROPOSTA INDECENTE

DATA BASE 2016

EMPREGADOS/AS DA ENGIE 

 PROPOSTA INDECENTE

É o mínimo que se pode dizer da proposta apresentada na reunião de ontem, 24/11, pela diretoria da ENGIE, em resposta à pauta dos/as empregados/as.

No pacote de “maldades” apresentado o destaque, sem dúvida, foi o índice de 5% para reajuste dos salários e do vale alimentação, pouco mais da metade da variação do INPC de 11/15 a 10/16, período da data base, que foi de 8,5%. Exatamente a metade se considerarmos a inflação média do período que foi de 10,04%, índice real da corrosão dos salários e do valor dos benefícios. Pela proposta da empresa o valor facial do vale alimentação iria para R$ 53,00.

Lembramos que o reajuste reivindicado é de 11% e o valor do vale solicitado é de R$ 56,00.

Como miséria pouca é bobagem, o pacote foi além das questões econômicas com a empresa propondo retirar o plano de saúde dos atuais empregados afastados por invalidez e descontar da PLR as ausências por doença.

Uma nova reunião deve acontecer nas próximas semanas onde se espera que a empresa volte atrás em sua proposta indecente e insensível, apresentando os avanços necessários para aprovação da proposta nas assembleias.

Não aceitamos discutir nada menos que a inflação e não aceitamos nenhum retrocesso nas conquistas históricas, ressaltou Zeloir Guimarães coordenador de negociação da Intersul.

QUANTO VALE A EXPERIÊNCIA DOS GERENTES

Há três anos atrás conseguimos convencer a empresa que era injusto os gerentes não terem promoção por antiguidade. Um avanço significativo, ou pelo menos deveria ser. Inspirada no negativismo, tônica da proposta, a empresa informou que aplicaria em janeiro de 2017 somente 0,5% a título de antiguidade.

Com certeza uma grande decepção para todos que aguardavam, alguns há mais de 12 anos, o reconhecimento da experiência acumulada e muito bem aproveitada pela ENGIE.

É no mínimo desrespeito para com quem tem contribuído, no conjunto de empregados/as para a ENGIE ser a maior e mais rentável empresa privada de geração no Brasil e uma posição de destaque no grupo.

ARGUMENTOS FRACOS E INCOERENTES

No próximo boletim analisaremos os argumentos usados pela ENGIE para apresentar uma proposta tão longe, para menos, daquela esperada por seus ainda dedicados empregados/as.

Comprovaremos que esses argumentos são inconsistentes e desprovidos da necessária coerência com os resultados da empresa.

Reconhecer e Valorizar. Agora é a Hora. 

Acompanhe a negociação do ACT 2016/17

Fique atento ao próximo boletim




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal