Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 31/10/2016 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


informe_eletronico_do_conselheiro_-_Nº 71 de 31-10-16

Informe Eletr@nico dos Conselheiros

Nº. 071                                   31/10/16

 

ENGIE E AS TERMOELÉTRICAS II

Complexo Jorge Lacerda

Na última reunião do Conselho de Administração da ENGIE, ocorrida em 27/10/16, em função de boatos sobre a possível venda das usinas do Complexo Jorge Lacerda, questionamos novamente a posição oficial da ENGIE Brasil Energia sobre a anunciada “descarbonização” da matriz energética do Grupo no pais e, ainda, relatamos o clima de insegurança e apreensão que se estabeleceu entre os/as empregados/as.

Em resposta o Presidente do Conselho, Maurício Bähr, reafirmou a meta do grupo de diminuir o percentual de energia gerada a carvão em sua matriz de geração, mas que em relação a ENGIE Brasil Energia nenhuma decisão concreta foi tomada, quer seja em relação ao fechamento de unidades ou à venda de ativos do Complexo. Informou que por determinação do controlador todas as hipóteses estão sendo cuidadosamente estudadas. Reafirmou que “Se alguma medida for tomada será com transparência e com muito respeito aos/às empregados/as” disse Maurício.

Salientamos na reunião que em qualquer nova situação que possa ser estabelecida em relação ao Complexo JL, o Grupo ENGIE tem que levar em conta de que mais de 1/3 dos empregados efetivos da empresa estão, de forma direta ou indireta, ligados a esses ativos térmicos, bem como toda uma cadeia produtiva relacionada ao carvão que emprega um contingente imenso de trabalhadores na região.

Reafirmamos nosso entendimento de que os direitos e obrigações estabelecidos no Edital de Privatização da Gerasul e assumidos pelo grupo têm que continuar sendo respeitados ou, em caso de venda, assumidos pelo novo controlador. Entre eles destacamos o subitem IV do item 4.2 do capítulo 4 do referido Edital:

IV - assegurar aos empregados da GERASUL os direitos e benefícios sociais vigentes na data da liquidação da liquidação financeira do LEILÃO, inclusive aqueles relativos ao plano de previdência complementar, respeitados os prazos de validade;

Estamos atentos e buscando informações concretas. Defendendo sempre, junto com a INTERSUL, a manutenção dos direitos e das conquistas dos/as empregados/as.

                     

FALE COM OS CONSELHEIROS. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O BOLETIM:

 

BETINHO - (51) 9704-5304 – betinho@intersul.org.br

BARBOSA - (48) 8402-4397 – barbosa@intersul.org.br

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal