Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 17/05/2016 00:05
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


Boletim_Intersul_032-16_de_17-05_Desigualdade de direitos EM MARCHA na Eletrosul

Desigualdade de direitos

EM MARCHA na Eletrosul

Eletrosul promove desigualdade de direitos entre trabalhadores, querendo alterar benefícios legais e assistenciais

Uma década após os “novos empregados” da Eletrosul conquistarem os mesmos direitos dos antigos, uma nova onda de segregação entre os atuais e os próximos tra­balhadores a ingressarem na empresa se aproxima. Na época, os sindicatos que compõem a Intersul e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) já tinham como bandei­ra de luta nas campanhas de data-base, a luta pelo fim da CCE 09, que era o instrumento utilizado pelas empre­sas para diferenciar direitos entre os trabalhadores. Esta luta desencadeou a “campanha dos genéricos”, simboli­zando trabalhadores que realizavam tarefas iguais, com o mesmo número de horas de trabalho, mas com direi­tos desiguais. Não fosse a luta e o enfrentamento pelos trabalhadores, promovidos pelas entidades sindicais, os empregados admitidos após 1996 teriam até hoje de ar­car com 50% de participação nas consultas médicas, de dentistas e todas as demais especialidades, assim como nos exames, usufruiriam apenas de 1/3 de pagamento de férias, não teriam direito a anuênio, entre outras perdas.

Agora, em 2016, a Eletrosul resolve realizar uma nova investida contra a equidade entre trabalhadores, queren­do alterar a NG-018 que dispõe sobre seus benefícios legais e assistenciais. A intenção da empresa é impedir os trabalhadores que venham a ingressar na empresa a partir de 01/04/2016 de contarem com o Plano de Saúde da Eletrosul, contando exclusivamente com a opção de ingressar no Plano administrado pela Elosaúde. Tal ma­nobra ou “ato de gestão”, pretende extirpar dos futuros trabalhadores a possibilidade de contar com um plano de saúde consolidado que é apontado pelos próprios traba­lhadores como um dos principais benefícios e atrativos para trabalhar na Eletrosul. A atitude da Eletrosul deixa clara a intenção de extinção do plano próprio administra­do pela empresa, contrariando o interesse dos trabalha­dores e em total descumprimento do acordo coletivo de trabalho, pelo qual nenhuma alteração de NG que dis­põem sobre direitos e benefícios pode ser alterada unila­teralmente, sem negociação com as entidades sindicais, que absolutamente não concordam com esta iniciativa.

Cabe lembrar que de 2010 para cá a Eletrosul já acu­mula outras iniciativas em prol da desigualdade de direi­tos entre seus trabalhadores, como é o caso daqueles que ingressaram após dezembro de 2009 e não puderam escolher entre aderir ao Plano BD ou CD da Fundação Elos, tampouco ter o direito de contribuir com o valor máximo de 100% do Plano CD. Os trabalhadores, cha­mados pelo mesmo concurso público, mas que por sorte ingressaram até dezembro de 2009, acabaram tendo os direitos originais preservados. O resultado disso é que, ao completar o tempo de aposentadoria, os trabalhado­res que ingressaram após dezembro de 2009 terão uma poupança acumulada menor e, por conta disso, precisa­rão trabalhar mais tempo caso queiram adquirir um saldo acumulado semelhante aos de seus colegas ingressados até dezembro de 2009. Um exemplo de insensibilidade administrativa e cisão de direitos entre trabalhadores in­gressados numa mesma época.

A julgar por essas últimas decisões administrativas da Eletrosul, o que se percebe claramente é uma marcha em curso sobre os direitos dos trabalhadores, criando entre eles um fosso de desigualdade que, em última instância, prejudica o clima organizacional e a autoestima daqueles que trabalham num mesmo local. Uma marcha que, para fins de direito, só pode ser definida como “marcha ré”.

"A julgar por essas últimas decisões administrativas da Eletrosul, o que se percebe claramente é uma marcha em curso sobre os direitos dos trabalhadores, criando entre eles um fosso de desigualdade que, em última instância, prejudica o clima organizacional e a autoestima daqueles que trabalham num mesmo local"




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal