Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 24/04/2015 00:04
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_020-15_de_24-04_DATA BASE 2014 - GANHO REAL

ACT 2014/15

EMPREGADOS(AS) DA TRACTEBEL ENERGIA

GANHO REAL

CONQUISTA IMPORTANTE EM ANO COMPLICADO

As campanhas de negociação salarial concluídas em 2014 foram um pouco mais difíceis que o habitual. No setor elétrico foi ainda pior. A crise de abastecimento em função da estiagem no período elevou os custos, gerando desequilíbrios financeiros das empresas e impactos nas tarifas ao consumidor final.

No caso da Tractebel Energia, apesar de mantidos os valores bilionários, o impacto se deu na redução de 4,8% na geração de caixa (EBITDA), indicando uma redução de R$ 148 milhões em relação a 2013. No lucro líquido a redução foi de 3,7% que representou um montante R$ 54 milhões a menos. Na Empresa o impacto foi menor em consequência da utilização de suas térmicas.

Essa redução no resultado financeiro foi utilizada pela empresa como argumento para impedir avanços no acordo coletivo de trabalho, mesmo sabendo que o volume de trabalho não se reduziu, ao contrário, se ampliou em função da utilização da capacidade de geração das unidades, resultando em um acréscimo de quase 8% na produção total de energia elétrica no exercício.

Geralmente a cláusula de aumento real é a que enfrenta a maior resistência da empresa, exatamente pelo efeito positivo que tem na remuneração dos(as) trabalhadores(as) durante toda a sua trajetória profissional.

Apesar dessa resistência, houve conquista na negociação. O aumento de 7% representou um ganho de 0,62% acima do INPC do período, mantendo a trajetória de ganhos reais desde o ano 2000. Anualmente temos observado ganhos reais nas negociações coletivas que refletem a resistência dos sindicatos da Intersul e dos(as) trabalhadores(as) em aceitar os argumentos contrários da empresa.

Os dados da Tabela 1 revelam a trajetória dos ganhos reais na negociação desde 2004. Observamos uma média de 0,69% ao ano, acumulando um ganho real de 7,90% no período.

Para entender a importância do aumento real na remuneração do(a) empregado(a) elaboramos a Tabela 2 onde mostra esse efeito ao longo de 12 meses, considerando 16,666 remunerações (salários mensais, décimo terceiro, abono de férias e média de 3 remunerações da PLR). Observamos que apenas no período 2014/2015 esse ganho corresponderá a 10,34% de uma remuneração que a princípio pode parecer pouco, mas acumulará para os anos seguintes somando-se aos próximos aumentos reais.

Esse exercício, acumulando o ganho real desde 2004, revelou que até outubro de 2015 o(a) empregado(a) da Tractebel que trabalha desde 2004 acumulará em todo o período um ganho de 7,3473 remunerações em razão dos ganhos reais apurados.

Como vimos, o(a) empregado(a) que tem apenas um ano de emprego terá, por conta do aumento real de 0,62%, um ganho de 10,34% de uma remuneração em 12 meses. No entanto, aquele(a) empregado(a) que acumulou os ganhos desde 2004 terá um ganho correspondente a 127,32% de uma remuneração, mostrando de forma clara a importância de cada ganho real na negociação coletiva e seu efeito cumulativo.

Conheça seu ACT - Fique atento aos boletins!

No Próximo estaremos tratando das questões Econômicas!




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal