Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 23/10/2014 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_074-14_de_23-10_PLR NA ELETROBRÁS - NEGOCIAÇÕES CONTINUAM AINDA

PLR NA ELETROBRÁS: NEGOCIAÇÕES CONTINUAM AINDA SEM DEFINIÇÃO

A discussão sobre um novo modelo de PLR na Eletrobrás continua. Ainda não há maiores conclusões sobre um modelo alternativo que possa substituir o vigente até 2013. Ao contrário dos anos anteriores, quando se discutia mais as alternativas para viabilizar o pagamento do que propriamente as condições para que este pagamento acontecesse, nesse ano o objetivo da empresa tem sido o de criar um modelo antes do final do exercício, para que indicadores e metas possam ser de pleno conhecimento dos empregados (as).

As primeiras reuniões com os sindicatos trataram dos possíveis indicadores que pudessem fazer parte de uma nova forma de aferição da PLR.  Todos tomaram conhecimento do CMDE (Contrato de Metas de Desempenho Empresarial) que é a ferramenta que monitora o desempenho das empresas que compõem o sistema Eletrobrás desde 2010. Trata-se de um conjunto de indicadores de natureza econômico-financeira, operacional e sócio ambiental.

A necessidade de conhecer e avaliar esses indicadores tornou-se urgente pois não há dúvidas a respeito da intenção da Eletrobrás em utilizá-los no novo modelo de PLR.  Portanto, foi acertada entre o CNE e a Eletrobrás uma reunião técnica entre uma equipe de economistas do DIEESE e a empresa para avaliar esses indicadores, que ocorreu no último dia 2.

Como resultado da reunião, a equipe do DIEESE elaborou um sucinto relatório com as principais considerações sobre o CMDE, avaliando-o nos dois últimos exercícios (2012 e 2013), que pode ser acessado no site da Intersul: www.intersul.org.br ou pelo link anexo:

http://www.intersul.org.br/novo/download/detalhe.php?download=2657

Importante que os trabalhadores (as) conheçam esse documento porque as discussões sobre o CMDE devem continuar até a conclusão de um modelo de PLR que venha substituir a sistemática anterior. Cabe destacar que nos termos de pactuação da PLR dos anos anteriores, tanto o da Eletrosul quanto o da Eletrobrás, já haviam alguns indicadores constantes do CMDE, no entanto, o conhecimento e debate sobre as suas consequências sempre foram atropelados pelo tempo. Ao que tudo indica os trabalhadores (as) devem se preparar para uma nova realidade onde as discussões serão antecipadas. Caso isso não ocorra nesse ano, tendo em vista que já nos encontramos quase no final do exercício, esse deve ser o futuro dos anos seguintes: uma discussão antecipada de indicadores, metas e valores que requererá o envolvimento de todos.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal