Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 06/10/2014 00:10
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_064-14_de_06-10_Pacote da Qualidade de Vida

Pacote da Qualidade de Vida

Nas próximas semanas serão publicadas uma série de matérias sobre o “Pacote da Qualidade de Vida” proposto pelos sindicatos que compõem a Intersul ao diretor da Eletrosul, Paulo Afonso Vieira. Nesta semana será abordada uma das 5 propostas que compõem o pacote: a extinção do horário núcleo.

Com o agravamento crescente do problema de mobilidade nas regiões metropolitanas, a flexibilização do horário núcleo é pauta recorrente nos acordos coletivos e reivindicações dos trabalhadores da Eletrosul. Assim que foram anunciadas pela diretoria da empresa as novas medidas de controle de acesso e ponto, saltaram aos olhos dos trabalhadores as primeiras contradições, por exemplo, os empregados que costumam chegar antes das 07:45 da manhã são forçados a fazer mais de uma hora de intervalo para almoço visto que só podem sair as 16:45. Acabam por ser obrigados a “queimar” esse tempo de maneiras alheias a sua vontade, quando poderiam utilizar no trabalho e antecipar seu retorno para sua residência. Além das incoerências na proposta da empresa, seriam grandes os ganhos de tempo e de qualidade de vida dos trabalhadores se não houvessem os impedimentos causados pela rigidez do horário núcleo. A cidade e sua população também só teriam a se beneficiar com ações adotadas por grandes empresas como a Eletrosul no sentido de mitigar os problemas de mobilidade urbana.

Nesse sentido as entidades sindicais apresentaram à Diretoria da Empresa, a proposta de extinção do horário núcleo de acordo com a sugestão dos trabalhadores debatida nas assembleias da Sede e do Sertão.

Cabe esclarecer que não se trata de extinção de todos os limites do horário de trabalho, pois os limites estabelecidos pela empresa para início de jornada as 07h00min e final as 18h30min, continuariam existindo, assim como os limites estabelecidos para o intervalo de almoço entre 11h30min e 14 horas.

Os sindicatos da Intersul continuam aguardando a resposta da empresa para a pauta apresentada, incluindo esta questão da extinção do horário núcleo, assim como não se furtam a debater qualquer alternativa que venha a ser apresentada pela Eletrosul.

A avaliação das entidades sindicais é de que não haverá prejuízo ao trabalho e aos serviços prestados pela empresa. Nas relações laborais devemos sempre nos valer do bom senso e da gestão eficiente de pessoas. Áreas com demandas específicas e demandas conflitantes com os horários flexibilizados devem ser tratadas individualmente pelo gerente da área, sem necessidade de uma normatização rígida conforme o procedimento que vem sendo adotado. Se houver necessidade de um empregado, ou grupo, estar na empresa num horário específico, cabe ao grupo, junto com o gestor, resolver o problema. Acreditamos que as pessoas naturalmente se dividiriam entre os que chegam mais cedo e os que chegam mais tarde, e na maior parte do período haveria uma jornada de trabalho comum à grande maioria dos trabalhadores.

Destacamos para uma reflexão duas questões principais: a) O que a Eletroul está fazendo para contribuir com a mobilidade urbana?  b) O que a direção da Eletrosul espera obter com a diferenciação exacerbada e crescente entre gerentes e demais trabalhadores?




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal