Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 27/06/2014 00:06
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_035-14_de_30-06_DATA BASE 2014 - APERFEIÇOANDO O LEGAL II

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DOS

 

EMPREGADOS DA TRACTEBEL ENERGIA

 

ACT-2013/2014

 

 

 

APERFEIÇOANDO O LEGAL II

 

 

 

Nesse quarto boletim da série sobre o ACT–2013/2014 continuamos tratando das cláusulas que versam sobre questões previstas em lei, mas que foram sendo aperfeiçoadas positivamente nos acordos negociados já há muitos anos.

 

Bi-Participação de Férias

 

A CLT tem todo um capítulo (IV) dedicado as Férias anuais dos trabalhadores(as), definindo forma, prazos, remuneração, etc.

 

O parágrafo 1º do art. 134, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, prevê que as férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

 

Já o parágrafo 2º, do mesmo artigo, proíbe totalmente o fracionamento das férias individuais, isto é, mesmo em casos excepcionais, aos menores de 18 anos e aos maiores de 50, as quais deverão ser concedidas de uma só vez.

 

Com o objetivo de dar mais liberdade ao trabalhador(a) para programar suas férias anuais, mas respeitando a lei, fazem parte do ACT as cláusulas abaixo:

 

Cláusula Vigésima Nona - Bi-Partição de Férias

 

Através de pedido formal do empregado a TRACTEBEL ENERGIA poderá conceder férias em 2 (dois) períodos de gozo, sendo que nenhum desses períodos pode ser inferior a 10 (dez) dias corridos.

 

Parágrafo Único: O estabelecido no Caput aplica-se, inclusive, para os empregados com idade igual ou superior a 50 (cinqüenta) anos.

 

Cláusula Trigésima – Antecipação de Férias

 

A concessão de férias coletivas aos empregados admitidos durante o ano será       considerada adiantamento de férias, e não será iniciado um novo período aquisitivo. Tal medida visa garantir que os empregados adquiram direito a férias em datas diversas durante o ano, e não sempre em dezembro.

 

Licença Luto (Nojo)

 

A legislação atual prevê a ausência de até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que viva sob sua dependência econômica;

 

No caso do ACT dos empregados(as) da Tractebel a Cláusula Trigésima Primeira garante 5 (dias) para os casos previstos em lei e estende o direito no caso de falecimento de companheiro(a).

 

A cláusula estabelece também 2 (dias) para os casos de falecimento de ascendentes e descendentes não previstos na lei e 1 (um) dia após o falecimento de irmãos, ascendentes e descendentes do cônjuge ou companheiro(a).

 

 

Conheça seu ACT - Fique atento aos próximos boletins.




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal