Notícias - intersul

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Publicada em: 17/04/2014 00:04
Baixar Arquivo:        Visualizar Arquivo:


boletim_intersul_021-14_de_18-04_PAGAMENTO DA PLR CONTINUA AMEACADO

 

PAGAMENTO DA PLR CONTINUA AMEAÇADO

 

A reunião entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE e representantes da Eletrobras,ocorrida no dia 14 de abril, no Rio de Janeiro, não resultou em qualquer avanço na negociaçãodo pagamento da PLR 2013 para os trabalhadores das empresas do Grupo Eletrobras. Apenaso Diretor Administrativo e o Assessor de Relações Sindicais estiveram presentes. Não compareceramo Presidente da Eletrobras, nem os demais diretores que inicialmente estavam previstospara participar da reunião. A Eletrobras apenas voltou a informar que as condições técnicas para opagamento de PLR são bastante limitadas devido ao prejuízo no balanço consolidado das empresas. Alémdisso, não existem dividendos retidos de anos anteriores para serem distribuídos, o que segundo a Eletrobrasdaria cobertura ao pagamento de duas folhas de PLR reivindicadas pelos trabalhadores. A distribuição de dividendosretidos foi utilizada ano passado para dar cobertura ao pagamento da PLR de 2012. O Diretor Administrativo afirmou, ainda, que a Eletrobras pretende distribuirapenas os dividendos relativos ao exercício de 2013, num total de aproximadamente 900 milhões de reais e de acordo com as normas e a orientaçãodo DEST, a PLR corresponde a 25% deste valor, o que daria cobertura para uma PLR de cerca de 216 milhões. Este valor corresponde a um terço de umafolha salarial das empresas do Grupo Eletrobras. Ainda assim, qualquer parcela a título de PLR depende da aprovação pela Assembléia Geral Ordinária –AGO, que ocorrerá dia 30 de abril. Os representantes da Eletrobras voltaram a enfatizar aos dirigentes sindicais que o voto do acionista majoritário na AGOé orientado pela posição do DEST.

 

 ELETROBRAS VOLTA A SUGERIR A RENEGOCIAÇÃO DE BENEFÍCIOS

PAGAMENTO DA PLRCONTINUA AMEAÇADO!

 

Os representantes da Eletrobras voltaram a sugerir que uma complementação deeventual valor aprovado a título de PLR pela AGO, poderia ser feita como indenizaçãose houver disposição das entidades sindicais de negociar alguma alternativaao pagamento de PLR. Os dirigentes das entidades sindicais que compõemo CNE, mais uma vez rechaçaram esta possibilidade e condenaram a posturada Eletrobras. O Acordo Coletivo de Trabalho vigente tem duração de 2 anos,portanto vale até 2015 e absolutamente não está nos planos dos trabalhadorese suas representações abrir qualquer negociação dos benefícios conquistados.

 

"Os trabalhadores de todas as empresas do

Grupo Eletrobras já deram demonstração de sua

disposição de luta, aprovando em assembleias

realizadas em todo país a paralisação de 48

horas proposta pelo CNE, que será realizada

dias 24 e 25 de abril, antes da AGO do dia 30"

 

 CNE APOSTA NA MOBILIZAÇÃO

 

Os sindicatos que compõem o CNE, na sede da Federação Nacionaldos Urbanitários (FNU), avaliaram o estágio de negociação como muitocomplicado, e que uma resposta contundente da categoria através damanifestação direta dos trabalhadores é a única forma das empresas eprincipalmente o Governo Federal, compreenderem a posição já manifestadapelos dirigentes sindicais. Os trabalhadores de todas as empresasdo Grupo Eletrobras já deram demonstração de sua disposição deluta, aprovando em assembléias realizadas em todo país a paralisaçãode 48 horas proposta pelo CNE, que será realizada dias 24 e 25 deabril, antes da AGO do dia 30. As entidades sindicais pretendem realizar,também, outras manifestações em grandes centros urbanos, parachamar a atenção da população à necessidade urgente do GovernoFederal tomar medidas de saneamento das empresas, evitando assimo desmantelamento do setor elétrico em função da grande crise financeira  estabelecida nas empresas estatais por conta da redução dasreceitas a partir da MP-579.

 

 TRABALHADORES EM LUTA PELO FORTALECIMENTODAS EMPRESAS ESTATAIS E O PAGAMENTO DA PLR!

 




Intersul - Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal